Iema autoriza instalação de estação de água de reúso no município da Serra
Iniciativa representa um avanço na gestão de recursos hídricos no Espírito Santo, aliando alta tecnologia de tratamento de efluentes à preservação
A Estação de Produção de Água de Reúso (Epar), localizada no município da Serra, no bairro São Geraldo, recebeu na última semana, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), a Licença de Instalação. A iniciativa representa um avanço na gestão de recursos hídricos no Espírito Santo, aliando alta tecnologia de tratamento de efluentes à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.
A nova estação terá capacidade para tratar cerca de 450 litros por segundo de efluente, podendo produzir aproximadamente 391 litros por segundo de água de reúso, que será destinada ao uso industrial. O esgoto que hoje chega à Estação de Tratamento de Camburi será direcionado para a nova estação na Serra, onde passará por um moderno processo de tratamento para produção de água de reúso.
Contando com tecnologias avançadas de tratamento, a nova estação irá garantir eficiência, segurança ambiental e qualidade da água produzida, seguindo os parâmetros exigidos pela legislação ambiental vigente.
Para o diretor-geral do Iema, Mário Louzada, a emissão da licença reforça o compromisso do órgão com soluções sustentáveis e inovadoras. “O reúso da água é uma estratégia fundamental para a preservação ambiental e para a segurança hídrica do Espírito Santo. Essa iniciativa permite reduzir a captação de recursos naturais, ao mesmo tempo em que viabiliza o desenvolvimento econômico e industrial de forma responsável. É um exemplo de como o licenciamento ambiental pode impulsionar projetos que conciliam proteção ao meio ambiente e crescimento sustentável”, destacou.
Para o diretor-geral, a emissão da licença reafirma o papel do Iema na análise técnica criteriosa de empreendimentos estratégicos, garantindo que o desenvolvimento ocorra de forma alinhada às políticas ambientais e aos princípios da sustentabilidade.
A instalação e operação da Estação de Produção de Água de Reúso (Epar) é de responsabilidade da GS Inima Brasil, que após o encerramento das obras, deve obter a Licença de Operação, a ser emitida pelo Iema antes do início das operações. A atuação da empresa no Estado é proveniente de uma parceria estratégica entre a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), no estado do Espírito Santo e a empresa ArcelorMittal e Vale.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários