Greve dos garis: ruas da Grande Vitória amanhecem com lixo acumulado
Trabalhadores da limpeza pública entraram em greve para reivindicar reajuste salarial e melhores condições de trabalho
Escute essa reportagem
Ruas e avenidas da Grande Vitória amanheceram nesta terça-feira (23) com lixo acumulado, após a coleta das sacolas não ser realizada devido a paralisação dos trabalhadores da limpeza urbana. A categoria aprovou greve durante assembleia geral, na segunda-feira (22), para reivindicar melhores salários e condições de trabalho.
“As atividades de coleta, varrição e paisagismo ficam 100% paralisadas amanhã (terça), pelo menos até o resultado da mediação, nas cidades onde são realizados por trabalhadores terceirizados, como Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Guarapari”, afirma a presidente do Sindilimpe-ES, Evanir dos Santos Reis.
Leia mais notícias de Cidades aqui
No bairro São Benedito, em Vitória, sacolas de lixo se acumulam pelas ruas e se juntam aos materiais trazido pela chuva dos últimos dias.
Em Vila Velha, também há locais com pontos de lixo acumulado e que foram espalhados por catadores de recicláveis, durante à noite.
Reivindicação
Os trabalhadores reivindicam 15% de reajuste salarial e tíquete de alimentação linear no valor R$ 1 mil de forma “fixa”, ou seja, sem descontos em caso de atestado/declarações, férias ou diferença de escala. Os patrões, representados pelo sindicato patronal, propuseram apenas 3,71% de reajuste salarial. A categoria rejeitou o percentual proposto.
Os trabalhadores também reivindicam o pagamento do plano de saúde 100% pela empresa, tanto para o trabalhador quanto para seus dependentes, e ampliação da cobertura, com a previsão de internação.
A categoria também reivindica que as empresas se responsabilizem pela higienização dos uniformes dos trabalhadores.
Comentários