Governo do ES lança portal para acompanhar histórico de saúde no SUS
Plataforma pioneira de integração lançada pelo governo permite que o cidadão acompanhe consultas, exames e outras informações
Escute essa reportagem
Transparência e organização. É isso o que a ferramenta Integra Saúde Capixaba levará para o morador, possibilitando que ele acompanhe e monitore seu próprio histórico no Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa, divulgada ontem pelo governo estadual e que está em fase inicial, contém informações referentes aos históricos de internações, vacinas, cirurgias, consultas e exames especializados, exames do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espírito Santo (Lacen) e de medicamentos que o paciente teve acesso na Farmácia Cidadã.
A iniciativa, divulgada ontem pelo governo estadual e que está em fase inicial, contém informações referentes aos históricos de internações, vacinas, cirurgias, consultas e exames especializados, exames do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espírito Santo (Lacen) e de medicamentos que o paciente teve acesso na Farmácia Cidadã.
“Agora o cidadão passa a ter clareza do que acontece. Por meio da plataforma, ele vai poder acompanhar o serviço regulado pelo Governo do Estado, sendo consultas, exames, medicamentos, cirurgias eletivas e tudo aquilo que é solicitado na unidade de saúde ou pela regulação”, afirmou o governador Renato Casagrande.
“É uma forma de dar transparência ao serviço que nós ofertamos ao cidadão e de oferecer ao Ministério Público um acompanhamento mais detalhado das filas de consultas e exames”, completou.
Márcio Merçon, gerente de TI da Sesa, acrescentou que na seção de “Consultas e Exames Especializados” é possível acompanhar como está a solicitação desses serviços. Há o status de agendamento, data e local.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto, o Integra Saúde Capixaba poderá agregar mais serviços no futuro, como o agendamento para exames e consultas.
No caso do agendamento, este ficará restrito só ao SUS e não a redes particulares, já a saúde complementar poderá participar do portal, desde que haja interesse.
Miguel Neto ressaltou que esses resultados de consultas poderão ser disponibilizados para os médicos especialistas.
Acesso
O portal Integra Saúde Capixaba está disponível no link integra.saude.es.gov.br e o interessado precisa ter cadastro no “Acesso Cidadão”, do governo do Estado, para acessá-lo.
Victor Murad, subsecretário de Transformação Digital, finalizou garantindo que essa é uma plataforma bastante didática e de fácil entendimento.
FIQUE POR DENTRO
Vacina, cirurgia e internação
Integra Saúde Capixaba
O Integra Saúde Capixaba é uma plataforma pioneira, na qual o cidadão poderá acompanhar seu próprio histórico de saúde no SUS. Na primeira versão do sistema, estão disponíveis as seguintes informações:
1 Internação: Informações detalhadas sobre internações hospitalares, provenientes do Sistema de Regulação Estadual.
2 Consultas e exames regulados: Registros do primeiro atendimento, como consultas e exames inseridos no Sistema de Regulação Estadual.
3 Atendimentos ambulatoriais não regulados: Dados dos atendimentos realizados no Hospital Estadual Central (HEC), gerido pela Fundação iNova Capixaba.
4 Exames do laboratório central de Saúde Pública do Estado do Espírito Santo (Lacen/ES): Resultados e históricos.
5 Histórico de cirurgias: Registros das cirurgias realizadas, com dados atualizados.
6 Medicamentos e fórmulas nutricionais: Informações sobre a distribuição de medicamentos e fórmulas nutricionais nas Farmácias Cidadãs Estaduais.
7 Histórico de vacinas: Registro completo das vacinas administradas ao paciente, garantindo controle e acompanhamento.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários