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Cidades

Governo do ES faz estudo que pode acabar com pedágio da Terceira Ponte

Análise é feita para definir o futuro da ponte após o fim do contrato de concessão da Rodosol


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Com o objetivo de reduzir o valor ou até mesmo acabar com a cobrança de pedágio na Terceira Ponte, o governo do Estado estuda alternativas para a gestão da via. A análise está sendo feita para definir o futuro da ponte após o fim do contrato de concessão da Rodosol, que termina em dezembro de 2023 e não será renovado.

O estudo está sendo feito pela Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e  pela Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP).

Três principais alternativas estão sendo analisadas: uma nova licitação para concessão da ponte; uma nova licitação somente para a manutenção da ponte; ou ter o próprio governo do Estado na gestão da estrutura. Todas as alternativas passam pelo fim do pedágio ou redução da tarifa.

“Teremos de buscar a melhor alternativa levando em conta as características da ponte, o custo, o volume de veículos, as obras necessárias e a melhoria do atendimento. Tomaremos uma decisão de como atender melhor a população”, afirma o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

De acordo com o secretário, o estudo deve ficar pronto no início do próximo ano. Depois de concluído, haverá audiência pública para oficializar a proposta. A ideia é de que tudo esteja definido até dezembro, quando termina o contrato da Rodosol, assinado em 1998. Desde aquele ano, a empresa administra a ponte e a Rodovia do Sol, cobrando pedágio.

Imagem ilustrativa da imagem Governo do ES faz estudo que pode acabar com pedágio da Terceira Ponte
Pedágio da Terceira Ponte |  Foto: Beto Morais - Arquivo / AT

SAIBA MAIS

Obras na ponte

- Principal ligação entre Vitória e Vila Velha, a 3ª Ponte passa por obras que visam a ampliação das faixas para veículos e a construção de uma ciclovia com barreira para evitar suicídio.

Ampliação 

A capacidade de trânsito terá aumento de 40% com a criação de duas novas faixas. 

No total, a ponte terá  seis faixas, sendo três em cada sentido. Hoje, são quatro.

Faixa exclusiva

Tanto para quem transita em direção a Vila Velha, quanto para quem vai à capital, haverá um corredor exclusivo para ônibus e motos, de 3,10 metros de largura cada.

As demais faixas para veículos terão 2,80 metros de largura cada.

Ciclovia

A ciclovia é feita com uma estrutura nas laterais da ponte e conta com  barreira antiescalada de três metros de altura para prevenir suicídio. 

Contrato e gestão

Assinado em 1998, o contrato de concessão com a Rodosol, que administra e cobra pedágio na ponte, termina em dezembro de 2023.

o governo do Estado estuda alternativas para a gestão: uma nova licitação para concessão; uma  licitação somente para a manutenção; ou ter o próprio governo do Estado na gestão. Todas as alternativas passam pelo fim do pedágio ou redução da tarifa.

Fonte: Governo do Estado.

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