X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Gabarito oficial do Enem sai nesta terça-feira

Respostas estavam previstas para serem divulgadas até o dia 24, mas foram antecipadas pelo Ministério da Educação (MEC)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Gabarito oficial do Enem sai nesta terça-feira
Gabarito será divulgado apenas dois dias após o segundo dia de prova |  Foto: Reprodução/X

O gabarito oficial e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão disponibilizados às 19 horas desta terça-feira (14). Os dados estarão no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O edital do Enem previa a divulgação dos gabaritos até o dia 24 deste mês, mas o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto, Manuel Palacios, anunciaram a nova data no último dia de aplicação das provas, no domingo (12).

Leia mais sobre Cidades

“O gabarito oficial, que estava previsto para o dia 24, o Inep vai ter a possibilidade de antecipar a divulgação”, disse Camilo, em entrevista coletiva convocada após a realização do segundo dia de provas do exame deste ano. O primeiro ocorreu domingo, 5 de novembro. “Terça-feira (hoje), o Inep vai antecipar, por volta das 19 horas, a divulgação do gabarito oficial das provas do Enem”.

Também no último domingo, o governo informou que quase um terço dos inscritos no Enem não compareceu aos dois dias de prova. Dos 3,9 milhões de inscritos, 1,2 milhão não fizeram o exame, o primeiro sob a atual gestão do presidente Lula.

A taxa de abstenção do exame foi de 32%. O volume de faltosos seguiu o padrão dos últimos anos, de acordo com dados divulgados no último domingo pelo governo.

No Enem do ano passado, faltaram aos dois dias do exame 32,1% dos inscritos, segundo dados divulgados pelo Inep.

O prazo para solicitar a reaplicação do Enem começou ontem e vai até sexta-feira, na Página do Participante. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Isso também vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da casa informada na inscrição.

O MEC afirmou ainda que vai anular uma das questões do segundo dia de provas por “falta de ineditismo”. A pergunta já havia sido usada em 2010. A elaboração do Enem pressupõe o uso de apenas perguntas inéditas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: