X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Frei Gustavo Medella destaca acolhimento e fé na abertura da Festa da Penha 2025

Celebração de Páscoa reuniu milhares no Campinho do Convento da Penha e reforçou mensagem de esperança e compaixão


Ouvir

Escute essa reportagem

A abertura oficial da Festa da Penha 2025, realizada neste domingo de Páscoa (20), reuniu uma multidão de fiéis no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha. A Missa de Abertura começou às 16h, com celebração presidida por Frei Gustavo Medella, vigário provincial da Província Franciscana, e liturgia organizada pela área pastoral de Vila Velha.

Inspirado pelo trecho do Evangelho de João que narra o túmulo vazio de Jesus Cristo e as faixas de linho ali deixadas, Frei Gustavo conduziu a homilia com uma metáfora poderosa: a do cristão como um tecelão da própria fé. “Cada cristão batizado tem a tarefa de costurar a própria fé com a vida do dia a dia, apresentando com palavras e atos a face de um Deus que, desde a criação, também se fez tecelão”, afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem Frei Gustavo Medella destaca acolhimento e fé na abertura da Festa da Penha 2025
|  Foto: Divulgacao/Festa da Penha 2025

O religioso reforçou ainda que atitudes como intolerância, exclusão e julgamento "rasgam o tecido" da fé cristã e não condizem com os princípios do catolicismo. “Nossa especialidade é costurar, e não rasgar”, destacou.

Durante a celebração, Frei Gustavo também fez um apelo por mais cuidado com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, sugerindo ações concretas de acolhimento e prevenção. “Vamos prevenir um rasgo maior enquanto ainda há tempo? Vamos criar redes de proteção, para que ninguém se sinta abandonado à mercê da própria sorte”, disse.

A Missa foi antecedida por uma acolhida aos fiéis conduzida por Frei Gabriel Dellandrea, guardião do Convento da Penha, e Frei Felipe Carretta, também da Província Franciscana. Em seguida, foi realizada a oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora, além do primeiro devocional da Festa.

Imagem ilustrativa da imagem Frei Gustavo Medella destaca acolhimento e fé na abertura da Festa da Penha 2025
|  Foto: Divulgacao/Festa da Penha 2025

Frei Gabriel ressaltou a centralidade do amor de Deus como força motriz da celebração. “Deus se antecipa no amor. Ele quer nos amar. Deus é amor. O amor de Deus é nosso combustível”, afirmou.

Neste ano, a Festa da Penha chega à sua 455ª edição com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”, em sintonia com o Jubileu da Igreja Católica. A programação segue nesta segunda-feira (21) com missas no Convento às 7h, 9h e 11h, além de momentos devocionais e bênçãos especiais ao longo do dia. A partir das 19h30, o Campinho do Convento recebe a tradicional Bênção para os Casais, com a participação de Eliana e Ricardo Sá e do Padre Éder Hoffman.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: