FOTOS | Fé e tradição na procissão marítima da festa de São Pedro
Celebração cultural e religiosa reuniu dezenas de embarcações de pesca, além de iates, jet skis e barcos de turismo
Escute essa reportagem
Fé, tradição e criatividade! A procissão marítima em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores, encantou a manhã de domingo (30) de centenas de famílias na Praça do Papa, na Enseada do Suá, e na Avenida Beira-Mar, no Centro.
A celebração cultural e religiosa reuniu dezenas de embarcações de pesca, além de iates, jet skis e barcos de turismo, que saíram às 10h da Praça do Papa, na Enseada do Suá, e seguiram para o centro de Vitória. As festividades para o santo padroeiro começaram mais cedo, às 8 horas, com uma missa na Igreja Matriz da Paróquia de São Pedro, na Praia do Suá.
As embarcações aproveitaram o evento para conscientizar a população sobre temas sociais. Cartazes contra o feminicídio, a violência infantil e a poluição dos oceanos se destacaram entre as embarcações participantes do cortejo.
Entre os devotos atentos à procissão, estavam os irmãos Michelle Trancho, 39, e Patrick Trancho, 35. Eles aproveitaram o evento para uma passeio em família e levaram até o cachorrinho Zico para prestigiar a tradicional festividade capixaba.
“Todos os anos, desde quando eu era criancinha, venho prestigiar o evento. Temos muita fé e somos apaixonados pelas tradições da cultura capixaba. A procissão marítima está encantadora e traz mensagens muito importante para a nossa reflexão”, conta Michelle.
Depois da festa no mar, a Praça do Papa segue com a programação do último dia da Festa de São Pedro. Com apoio da Prefeitura Municipal de Vitória, a festa, criada pela Colônia de Pescadores da Enseada do Suá, reúne música, culinária e religiosidade. Confira, abaixo, a programação de hoje (30).
CONFIRA OS REGISTROS:
PROGRAMAÇÃO
Padre Anderson
Primeira atração musical a se apresentar no domingo (30), Padre Anderson sobe ao palco da 96ª Festa de São Pedro às 17 horas. O padre que faz parte da nova geração de sacerdotes católicos desde a adolescência esteve envolvido em atividades da igreja. Aos 20 anos decidiu tornar-se padre, sendo ordenado aos 30.
Munhoz e Mariano
Encerrando a Festa de São Pedro, às 19 horas se apresenta a dupla Munhoz e Mariano. Naturais de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Raphael (Munhoz) e Ricardo (Mariano) são amigos de infância e começaram a tocar por hobby em um boteco da cidade. Os sertanejos ganharam a admiração das pessoas próximas e uma boa reputação pelos frequentadores do local.
Fonte: Prefeitura de Vitória
Comentários