Filhas se inspiram e seguem carreira profissional das mães
Exemplos de dedicação à carreira dentro de casa fazem com que famílias acabem seguindo o mesmo caminho profissional
Escute essa reportagem
O legado profissional das mães muitas vezes se torna uma fonte de inspiração e um caminho a ser seguido por filhos e filhas. Em diferentes campos e profissões, eles carregam não apenas suas conquistas individuais, mas também colhem aprendizados e dão continuidade ao que as mães começaram.
Um desses casos é o da arquiteta Cecília Zon Rody Rogério, que serviu de inspiração para que suas duas filhas, Bruna Rody e Paula Rody, também se tornassem arquitetas e seguissem a sua profissão. Hoje a paixão é compartilhada pelas três.
“A convivência com minhas filhas sempre fez parte do meu dia a dia. Desde muito cedo elas vivenciaram minha rotina como empresária, os projetos, lançamentos e a entrega dos empreendimentos”.
Ela conta que, além disso, sempre gostou de compartilhar o universo artístico e cultural que envolve a profissão com as filhas.
“Para mim é um grande privilégio contar com elas nas empresas, trazendo uma nova perspectiva para o nosso trabalho, uma nova visão de como atuar. Digo sempre que elas trouxeram um “refresh” na minha trajetória, pois já atuo há mais de 40 anos e com elas continuo me reinventando”.
Bruna conta que a conexão com a arquitetura começou cedo, graças à paixão da mãe pelo trabalho. “Em nossas conversas e viagens ela sempre nos ensinava sobre arte e arquitetura, despertando meu interesse pelo universo artístico”.
Paula seguiu pelo mesmo caminho. “Hoje, a minha maior realização é fazer o que amo ao lado das pessoas que mais amo.”
Apaixonadas pela pediatria
As médicas pediatras Rosemeri Miranda Pereira e Nathalia Miranda Pereira também compartilham a mesma paixão pela profissão, que foi passada de mãe para filha.
“Conheci a medicina pela minha mãe e me tornei apaixonada pela forma com que ela a exerce. Minha mãe sempre teve seus pacientes como amigos, fazia parte da sua família e sempre foi muito reconhecida por isso. Essa forma de ver e fazer a pediatria foi o que me incentivou a ser pediatra como ela”, disse Nathália.
Orgulhosa, Rosemeri conta que além da filha, inspirou ainda mais dois outros filhos a seguirem a profissão.
“Me sinto muito mais responsável pela minha profissão, pois ela inspirou não só a médica maravilhosa que é a Nathalia, mas também mais dois outros filhos médicos que atuam em especialidades ligadas à pediatria”.
Ela conta que, além de filhos, eles são agora colegas de profissão. “Eles hoje são mais do que filhos, são amigos e colegas de profissão. Sou muito orgulhosa por ter inspirado de alguma forma nesta escolha. Agradeço a Deus todos os dias, não somente pela escolha deles, mas também pelo amor e responsabilidade com que eles a praticam”.
Rosemeri fala que nunca foi a intenção dela fazer com que todos os filhos fizessem medicina.
“Muito menos que a Nathália fizesse pediatria, mas poder tê-la como companheira de trabalho além de filha, confesso que sempre me fez muito feliz”, ressalta.
Comentários