Ex-funcionários, clientes e artistas se despedem de Hotel Porto do Sol
Participantes celebraram a história do hotel, compartilharam memórias vividas e registraram depoimentos
Escute essa reportagem
Um reencontro de homenagem e despedida do Hotel Porto do Sol, hoje conhecido como Hotel Canto do Sol, reuniu ex-funcionários, clientes, artistas e a família fundadora do ícone da hotelaria capixaba, na manhã deste domingo (18), na orla de Camburi, por volta das 9 horas. Os participantes celebraram a história do hotel, compartilharam memórias vividas e registraram depoimentos.
O evento acontece antes da demolição do prédio onde funcionava o hotel, que dará lugar a um condomínio de luxo, em Jardim Camburi, Vitória. O Hotel Porto do Sol já foi considerado o melhor e o primeiro hotel de alto padrão do Espírito Santo. Inaugurado em 1984, ele já recebeu artistas como Xuxa, Roberto Carlos, Fernanda Montenegro e Ziraldo, por exemplo.
Para o fundador do hotel, João Dalmacio Castello Miguel, 88, a homenagem com os ex-funcionários, os clientes e os admiradores reiteram as boas histórias vividas durante o funcionamento do Porto do Sol. Emocionado, ele conta como se sente com a demolição do prédio.
“É um misto de alegria e tristeza. Sentimos alegria pelo que o hotel representou ao Estado e celebramos essa memória com os funcionários e amigos. Já a tristeza, é pela falta de consciência dos primeiros compradores, no passado, sobre a grandeza do hotel. Viemos relembrar histórias e celebrar a importância do hotel para os capixabas”
.
O ex-chef de cozinha do hotel e aposentado José Marcos Correia, 83, conta que os melhores anos de sua vida foram trabalhando no Porto do Sol.
“Eu fico feliz por reencontrar meu patrão e melhor amigo, João Dalmacio, e em rever tantos ex-funcionários do hotel. Sobre a demolição, não tenho muito a dizer, mas acredito que é algo que acontece. Vários anos da minha vida, dediquei ao meu trabalho no Porto do Sol. Foram os melhores anos da vida”.
Uma das funcionárias do Hotel Porto do Sol, hoje conhecido como Hotel Canto do Sol, é a confeiteira Dalva Conceição Almeida, 57. Ela trabalhou 13 anos no hotel e compartilha como o primeiro emprego da vida, como confeiteira, contribuiu para a sua vida.
“Foi o meu primeiro emprego. Eu saía de Rio Marinho, em Cariacica, todos os dias e era muito feliz. Trabalhando no hotel, construí muitas coisas na vida e, até hoje, sou confeiteira. A demolição me entristece, mas reunir os amigos e lembrar as boas histórias é a nossa forma de homenagear a memória do Porto do Sol”.
O que eu vi e vivi
Em abril deste ano, o jornal A Tribuna entrevistou o engenheiro civil construtor do Hotel Porto do Sol, Sebastião Encarnação, de 80 anos. Na entrevista, ele conta as curiosidades da construção do hotel. Para ler a reportagem, clique aqui.
Comentários