X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Estudo mostra que os cães ouvem mais vozes femininas

Testes apontam que os animais têm maior sensibilidade às falas verbalizadas por mulheres do que pelos homens


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Estudo mostra que os cães ouvem mais vozes femininas
O cãozinho Luffy, que, segundo a maquiadora, parece estar sempre entendendo o que se diz |  Foto: HEYTOR GONÇALVES/AT

Os cães são os melhores amigos das mulheres. É o que aponta um novo estudo publicado na revista científica Nature.

Segundo a pesquisa, cães domésticos são mais sensíveis às falas verbalizadas por mulheres do que por homens. O resultado é fruto de uma leitura das ondas cerebrais de cães de família por meio da técnica de ressonância magnética funcional (fMRI) não invasiva.

Veja mais notícias sobre Cidades aqui

Durante os testes, os animais ouviram gravações realizadas por 12 mulheres e 12 homens com diferentes maneiras de falar, dirigidas a cachorros, crianças e adultos.

Assim, o estudo, que foi realizado na Hungria, aponta que estes animais têm uma sensibilidade muito maior à vozes femininas, principalmente pelo fato de as mulheres mudarem o tom da voz quando se referem aos animais, sendo mais carinhosas.

O veterinário, treinador de cães e doutorando em comportamento animal Gustavo Machado Jantorno fala que a tonalidade da voz, a postura corporal e a forma com que o comando é passado para o cão são decisivos para definir como será a reação dele.

“A forma como a pessoa se comunica com o cão influencia, a postura influencia, a tonalidade da voz influencia. Como eles não entendem o que se está falando, por exemplo, eles não sabem o que é a palavra não, ele não consegue entender o que é isso. Ele precisa de uma série de condicionamentos para entender os comandos.

A maquiadora Thais Breciani, de 26 anos, é dona do cãozinho Luffy e está com o animal desde que ele tem 40 dias de vida.

“Comigo moram mais três pessoas, meus pais e meu irmão caçula. É muito engraçado como ele se comporta comigo e com minha mãe, parece que ele realmente está ouvindo e entendendo o que estamos falando”, frisou.

A médica veterinária Ákila Rodrigues, fala que percebe mais esse tipo de reação dos animais de acordo com a proximidade e afinidade do animal com a pessoa.

“Vamos supor, uma determinada pessoa brinca mais com o cachorro, então o animal vai ter mais afinidade com ele. Ou ainda se uma determinada pessoa passeia mais com o cão, então ele vai gostar mais dessa pessoa.”

Ela exemplifica: “Eu tenho um cachorro que, apesar de fazer tudo por ele e cuidar dele, gosta mais da minha mãe, porque minha mãe é quem o leva para passear”, finaliza.

Imagem ilustrativa da imagem Estudo mostra que os cães ouvem mais vozes femininas
“Otto parece entender o que eu falo” A analista Ana Claudia Delfim, de 36 anos, tem o cãozinho da raça Buldogue francês Otto há 3 anos. Ela conta que sente que o cãozinho parece que “entende” a voz dela. “Ja tentei adestrá-lo. Foram dois adestramentos que eu paguei, mas ele é um pouco arredio. Não gosta de outros cães machos, mas sinto que ele se familiariza mais com a minha voz, com a das minhas irmãs. Viajo uma vez por mês e o deixo com elas. Sinto que ele se familiariza mais”. |  Foto: Acervo pessoal

Leitura de ondas cerebrais dos animais

Estudo

Pesquisadores da Hungria identificaram, por meio de uma pesquisa, que os cachorros domésticos são mais sensíveis a vozes femininas.

Os autores do estudo afirmam que a descoberta é interessante e aponta para uma possível “preferência neural” que os cachorros desenvolvem ao longo da domesticação.

Teste

Para realizar o estudo, os animais ouviram gravações feitas por 12 mulheres e 12 homens com diferentes maneiras de fala.

As falas fora dirigidas a cachorros, crianças e adultos.

A conclusão da pesquisa veio após a leitura das ondas cerebrais de cães de família por meio da técnica de ressonância magnética funcional (fMRI) não invasiva.

Explicação

Um dos possíveis motivos apresentados para o fato dos cães “ouvirem melhor” as falas femininas é que as mulheres costumam adotar um tom de voz mais carinhoso para falar com os animais.

Diferentemente dos bebês, os cães não têm a sensibilidade à voz feminina associada a exposição intra-uterina durante a gravidez.

Outros estudos na área

No ano passado, pesquisadores húngaros também observaram que o cérebro dos cães consegue distinguir a linguagem nativa dos tutores;

Dezoito cachorros foram treinados para ficarem imóveis em um escâner cerebral;

Neste teste, foram reproduzidos trechos da fala de O Pequeno Príncipe em espanhol e húngaro.

Todos os cães utilizados no teste tinham ouvido apenas uma das duas línguas;

Dessa forma foi possível comparar uma linguagem altamente familiar com outra completamente desconhecida.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: