Estudante denuncia caso de racismo em reunião no Ifes Vitória
Caso aconteceu nesta quinta-feira (18) durante uma reunião do conselho de estradas do Instituto
Uma aluna do Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vitória (IFES) denunciou, por meio de suas redes sociais, ter sofrido racismo de um professor. O caso aconteceu nesta quinta-feira (18) durante uma reunião do conselho de estradas do Instituto.
Relatos de testemunhas contam que o professor e a aluna já teriam discutido anteriormente em sala de aula devido a uma discordância da aluna por uma opinião dada pelo docente.
Posteriormente, durante a entrega das notas dos alunos, esse professor teria dito a aluna que ela não teria passado em sua matéria e que o caso seguiria para o conselho.
Durante o conselho, ao dizer que a aluna não teria passado em sua matéria e que não poderia se formar, os professores presentes discordaram e disseram que sim, que ela teria nota para concluir o ano e se formar no IFES.
Foi nesse momento que o professor chamou a aluna de "preta e pobre". Outro professor que teria presenciado a fala partiu para cima deste professor acusado de racismo e começaram uma briga. Um terceiro professor entrou no meio da confusão e os separou.
Ao tomar conhecimento da situação, a aluna foi às redes sociais se pronunciar sobre o caso e disse esperar que a direção do IFES tome as medidas cabíveis diante do ocorrido.
Em nota, o IFES disse repudiar qualquer forma de discriminação e manifestou sua solidariedade às pessoas envolvidas no caso de discriminação racial.
O Grêmio Moacyr Malacarne, que representa os estudantes do Instituto, também se manifestou repudiando "à postura racista, machista e autoritária adotada por um docente, que se recusou a aprovar uma estudante negra em seu último ano de formação".
Veja abaixo as notas do IFES e do Grêmio
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários