X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Escolas públicas do ES têm melhores notas do País

Estudo aponta que o Espírito Santo alcançou média de 623 pontos dos mil possíveis na prova de Redação do Enem, no ano passado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Escolas públicas do ES têm melhores notas do País
Estudantes em sala de aula: pesquisa considerou o Enem dos anos de 2018 a 2023 para fazer o levantamento |  Foto: Divulgação/Thiago Coutinho

No topo do ranking! Um estudo realizado pelo SAS Educação apontou que as escolas públicas do Espírito Santo tiveram as melhores notas da rede pública no País em relação à Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023.

Ademar Caledônio, diretor de Ensino Inovações do SAS Educação, disse que elas alcançaram uma média de 623 (dos 1.000 pontos da prova), garantindo o primeiro lugar entre os estados.

Esse é um número que veio crescendo com as edições. A pesquisa, que levou em consideração o Enem dos anos de 2018 a 2023, mostrou que em 2018 a média das notas era de 427, por exemplo. Mas qual seria o motivo da evolução?

Professor especialista em Redação e Linguagens, Hélio Almeida disse que, além do Espírito Santo ser um “celeiro para bons professores”, são feitos investimentos em recursos e tecnologia para o aluno de escola pública, influenciando positivamente.

“Os estudantes têm uma plataforma de correção, algo que basicamente, há algum tempo, era visto apenas em escola particular”, mencionou o professor.

Para Endy Albuquerque, gerente de ensino médio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), além de todas as ações realizadas pelos professores, a plataforma mencionada por Hélio tem realmente mostrado bons resultados, sendo um suporte para o estudo dos alunos.

Ela explicou que a ferramenta, que faz uso de Inteligência Artificial (IA), recebe as redações dos estudantes e depois faz a correção do texto por meio das cinco competências do Enem, apontando os erros cometidos.

“Em vez de ficar lendo e corrigindo os textos um por um, por meio do feedback da IA, o professor aproveita o tempo para trabalhar as dificuldades e os desafios dos estudantes”, disse.

Particulares

É válido pontuar que, além das escolas públicas, as particulares também demonstraram crescimento. Em 2018, a média era de 690 sendo que em 2023 foi de 781.

Aurélia Pedroni Nascimento, coordenadora de vestibulares do Colégio Sagrado Coração de Maria, acredita que tal crescimento acontece, principalmente, porque o modelo de texto do Enem, dissertativo, não foge muito do padrão.

Quando se pensa nos eixos que avaliam a redação, os quais envolvem a norma culta da língua, repertório, argumentação, coesão e intervenção, sabe-se de certa forma como será a construção dela, comentou a profissional.

Imagem ilustrativa da imagem Escolas públicas do ES têm melhores notas do País
Hélio Almeida disse que os alunos têm plataforma de correção, algo que antes era visto só em escola particular, segundo o professor |  Foto: Leone Iglesias/AT

Você sabia?

Os resultados finais do Enem serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 13 de janeiro. A partir da data, os candidatos poderão consultar suas notas na Página do Participante, disponível no portal www.gov.br/inep.

Fique por dentro

A pesquisa

O estudo do SAS Educação avaliou as provas do Enem de 2018 a 2023, considerando apenas as redações que não obtiveram nota zero.

Para Ademar Caledônio, diretor de Ensino Inovações do SAS Educação, a importância de acompanhar o estudo está em observar que essa linha de crescimento é contínua e avaliar se as políticas públicas executadas pelo governo estão sendo efetivas.

Média da redação

No Espírito Santo, as escolas públicas alcançaram uma média de 623 na Redação do Enem 2023, a maior entre as redes públicas do País, garantindo o primeiro lugar entre os estados.

Essa média vem crescendo ao longo dos anos. Em 2018, por exemplo, ela era de 427.

Nas escolas particulares do Espírito Santo a média da Redação também aumentou ao longo dos anos. Em 2023 foi de 778, enquanto em 2018 o resultado foi de 690.

Com a média de 2023, o Estado ficou em sétimo lugar no ranking nacional das escolas particulares.

Juntando os resultados das escolas públicas e particulares, a média alcançada foi de 664, posicionando o Estado em quarto lugar entre todos no País.

Imagem ilustrativa da imagem Escolas públicas do ES têm melhores notas do País
|  Foto: Divulgação/Thiago Coutinho

Igual ou acima de 900 pontos

O Espírito Santo está entre os cinco estados brasileiros que tiveram as melhores notas de Redação. Cerca de 13% dos alunos tiveram nota igual ou superior a 900.

Esse resultado é maior que a média nacional, em que a proporção de alunos com nota igual ou acima de 900 na redação do Enem foi de 10,7%.

No ranking, o primeiro lugar é ocupado por Minas Gerais, com porcentagem maior que 14%, seguido de Piauí e Sergipe. Logo depois vem o Espírito Santo.

Escolas públicas

Uma ação que influencia o estudo dos alunos para a redação e tem trazido bons resultados é um programa especializado em correção de textos por inteligência artificial (IA), que está presente na rede estadual em 386 escolas, envolvendo 209.400 estudantes.

O projeto piloto foi implementado em 2018/2019, atendendo às 3ª séries do ensino médio. Em 2024, a oferta foi expandida para todo as séries.

Imagem ilustrativa da imagem Escolas públicas do ES têm melhores notas do País
|  Foto: Divulgação/Thiago Coutinho

Como funciona?

Ocorre em quatro as etapas: o estudante tem acesso ao material de repertório presente na plataforma; nela, existem questões para a compreensão dos textos, que o aluno resolve; depois, ele faz a produção escrita; e por fim, há a devolutiva, com a possibilidade de reescrita.

Escolas particulares

Para o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe/ES), o crescimento das notas se deve, além da dedicação dos estudantes, aos esforços de professores, gestores educacionais e escolas que investem nos educadores, com capacitações e atualizações constantes para que as dinâmicas de aprendizado sejam cada vez mais eficazes, sendo que muitos treinamentos são realizados pelo Sinepe/ES.

Fonte: SAS Educação, Sedu e Sinepe/ES.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: