X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Escolas mostram novidades em caderno de educação

Estratégias que vão ser usadas por instituições para lidar com o mundo hiperconectado serão apresentadas neste domingo em A Tribuna


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Escolas mostram novidades em caderno de educação
Professor Armstrong Lopes com os alunos Caio, Pedro, Fernando, Helena e Luana: laboratório de Física |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

A educação se reinventa para acompanhar a cultura digital e tecnológica. Os desafios deste cenário exigem estratégias inovadoras às escolas.

Neste domingo (15), os leitores do jornal A Tribuna poderão refletir sobre o debate no caderno especial de educação, que traz uma provocação indispensável aos novos tempos: “A Educação Tá On?”.

A maior publicação jornalística de educação do Estado, feita pelo jornal A Tribuna, trará dezenas de reportagens com abordagens sobre as estratégias das melhores instituições de ensino para lidar com o mundo hiperconectado.

Eventos, congressos, projetos e outros encontros são algumas das estratégias previstas do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe/ES) para a capacitação dos professores em 2024.

O presidente do Sinepe/ES, Bruno Loyola Del Caro, ressalta que as novidades serão aprofundadas no caderno especial de educação e destaca que o enfoque é formar cidadãos atuantes nos desafios da sociedade.

“Buscamos formar cidadãos cada vez melhores, com valores e princípios nos quais acreditamos, para termos uma sociedade ainda melhor nos próximos anos. Para um ensino de excelência, precisamos de profissionais de excelência, e é esse o motivo de nos dedicarmos a desenvolver encontros, congressos e tantos outros projetos da entidade”.

O Centro Educacional Leonardo Da Vinci, em Santa Lúcia, Vitória, abordará no caderno especial reflexões sobre o ensino infantil bilíngue e o uso de espaços tecnológicos para a inovação didática.

O professor Armstrong Lopes, por exemplo, utiliza um novo laboratório de Física para aprimorar a aprendizagem dos alunos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

O diretor do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, Mário Broetto, antecipa que a escola irá realizar modificações físicas nas instalações internas, além da cobertura de duas quadras esportivas.

Metodologias

Todas as mudanças objetivam posicionar o aluno no centro da aprendizagem, por meio de metodologias ativas, de acordo com o diretor.

“Temos novidades na estrutura física e no projeto pedagógico. Todas as nossas aulas terão 60 minutos de duração, para que o professor tenha mais oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos com os alunos. Há, ainda, o Laboratório de Física da escola, que direciona o aluno ao centro do processo de aprendizagem”.

Mais segurança e menos burocracia na gestão escolar

Engana-se quem pensa que os desafios à educação contemporânea se resumem à adaptação tecnológica e digital. As ameaças à segurança das escolas e a burocracia administrativa escolar são problemas reais e já proporcionam até o surgimento de serviços especializados na ampliação do enfrentamento à violência e na melhoria da gestão escolar.

É o caso, por exemplo, do serviço Guardião Escolar, que promete ser a ferramenta para trazer mais tranquilidade e segurança estratégica às escolas. O diretor regional Guardião Escolar, Leonardo Simonetti, explica que o serviço realiza uma análise de risco para que a escola conheça exatamente onde pode aprimorar a segurança.

“Com o Guardião Escolar, realizamos a gestão de segurança e a análise de risco e diagnóstico para garantir a tranquilidade nas escolas, mantendo a estrutura cuja instituição já tem. São feitos treinamentos, engajamento de toda a equipe escolar na segurança, mudança de hábitos e outras ações para uma segurança global de todos os espaços”.

A parte principal do serviço está no treinamento dos colaboradores e até dos alunos das escolas.

De forma lúdica, os estudantes são orientados em procedimentos como evacuação em caso de incêndios, invasões e demais emergências.

Gestão

Leonardo Simonetti é, também, administrador da Speedy Gestão e Assessoria, uma empresa voltada a soluções de gestão administrativa e financeira de escolas públicas.

Junto à sócia e presidente da empresa, Tatiane Pereira Zanetti, o administrador garante métodos e ações para a desburocratização da gestão escolar.

“Nosso diferencial é buscar sempre inovação no atendimento especializado às escolas, como fizemos com a aquisição de mais unidades de atendimento móvel, com nossas plataformas de atendimento e capacitações. Nas reportagens do caderno especial, traremos depoimentos de clientes e demonstrações dos resultados”, conta a presidente.

OPINIÕES

"Buscamos formar cidadãos cada vez melhores, com valores e princípios nos quais acreditamos”, Bruno Del Caro, presidente do Sinepe/ES.

"Os investimentos visam garantir que nossos alunos estejam no centro do processo de aprendizagem”, Mário Broetto, diretor do Centro Educacional Leonardo Da Vinci.

SAIBA MAIS

Caderno

> O Caderno Especial de Educação, a maior publicação jornalística de educação do Estado, feita pelo jornal A Tribuna, será publicado amanhã e traz dezenas de reportagens com abordagens sobre as estratégias das melhores instituições de ensino e entidades para lidar com o mundo hiperconectado e reforçar o aprendizado dos alunos no Estado.

> O tema desta edição traz uma provocação indispensável aos novos tempos: “A Educação Tá On?”.

Novidades

Novo laboratório

Um novo laboratório de Física com equipamentos de óptica, mecânica, eletricidade e ambulatorial irá permitir que os alunos se posicionem no centro do processo de aprendizagem e desenvolvam habilidades e conhecimentos mais aprofundados.

Os professores terão, ainda, maior oportunidade de desenvolver estratégias pedagógicas durante as aulas.

Aulas mais longas

Cada aula passará a ter 60 minutos de duração. A medida pedagógica permite que o professor trabalhe os conteúdos de forma mais completa, com exercícios de fixação, ciclos de aprendizagem mais completos e tempo disponível para o fechamento das aulas.

Novas disciplinas

Disciplinas de Oratória e de Artes Cênicas serão implementadas para oferecer preparação em comunicação e expressão corporal aos alunos.

Quadras cobertas

Cobertura de quadras esportivas serão feitas para garantir o conforto durante as práticas de Educação Física.

Reformas

Outras reformas, com o intuito de aprimorar a recepção às famílias, estão previstas. Elas incluem principalmente intervenções para garantir conforto.

Fonte: Pesquisa A Tribuna e Centro Educacional Leonardo Da Vinci.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: