ES tem 20 acidentes de motos todos os dias
Somente este ano, de janeiro a abril, foram 2.339 colisões com motos, com e sem vítimas, de acordo como o Detran
Escute essa reportagem
Como parte de uma alarmante estatística, 20 acidentes envolvendo motociclistas são registrados por dia no Espírito Santo. Somente este ano, de janeiro a abril, foram 2.339 colisões com motos, com e sem vítimas.
No período, 131 motociclistas perderam a vida no trânsito, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
De janeiro a abril de 2023, foram registrados 3.172 acidentes com motos.
Um dos acidentes graves registrados essa semana foi de um motociclista arremessado na Terceira Ponte após ser atingido por um veículo, na última quarta-feira (12).
Segundo a Polícia Militar, no local do acidente, na Praia da Costa, a equipe encontrou a condutora de um automóvel Pajero sendo atendida por uma ambulância.
Ela disse que conduzia na faixa do meio da Terceira Ponte quando o trânsito parou e, para evitar uma colisão com o carro da frente, jogou o veículo para a faixa da direita.
Neste momento, segundo a polícia, um motociclista colidiu com o carro, sendo projetado para cima da mureta de proteção da ponte, caindo na rua São Paulo.
A condutora do Pajero realizou o teste do etilômetro que deu negativo. Ambos os veículos foram guinchados pelo serviço de remoção da Ceturb. O motociclista Glenio Alves foi socorrido pelo Samu ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência.
Para ajudar nos custos com o tratamento, amigos e colegas de trabalho estão realizando uma vaquinha virtual que, até o início da noite de ontem, tinha arrecadado mais de R$ 12 mil.
Segundo a publicação na plataforma de doações, o valor arrecadado também será usado para manter a esposa e a filha do motociclista, que são dependentes do trabalho de Glênio. Ele, que é técnico em Mecânica e formado em Administração, atua de forma autônoma.
Sobre investigações, a Polícia Civil informou que nos acidentes em que não há vítimas fatais e nenhum detido em flagrante, mas ocorre lesão corporal, a legislação exige a manifestação da vítima quanto ao interesse em iniciar uma ação penal.
A Polícia Civil orienta familiares/representante a ir à delegacia para registrar uma representação criminal.
A Ceturb-ES, responsável pelo trecho, informou que existem câmeras instaladas sobre a Terceira Ponte para monitoramento do tráfego e resposta ágil das equipes de operação.
Além das informações de janeiro a abril, dados do Painel de Mortes no Trânsito mostram que nos últimos sete dias 17 pessoas morreram no trânsito. Pelo menos seis foram motociclistas.
Você sabia?
A maioria dos acidentes de trânsito acontece aos sábados e domingos, entre 18h e 23h59.
Dos acidentes ocorridos neste ano com mortes, 46,8% foram com motociclistas.
Acidentes envolvendo motocicletas
Acidentes de moto já mataram 142* pessoas em 2023;
Acidentes de moto já mataram 131* pessoas em 2024
*Número não inclui as vítimas que morreram após internação hospitalar
De janeiro a 30 de abril
2023: 3.172
2024: 2.339
2023
Em todo o ano, 409 pessoas morreram vítimas de acidentes com motocicletas.
O total de acidentes foi de 10.092 em 2023.
Perfil
A maioria dos acidentes com motos envolve homens entre 12 e 25 anos.
Nos últimos 7 dias
17 acidentes, 17 mortes;
6 mortes, pelo menos, envolveram motociclistas.
Por sexo
Homens: 14
Mulheres: 3
Fonte: Detran-ES.
Comentários