ES faz planos para entrar na rota de cruzeiros
Pesquisa vai buscar alternativas para o fluxo de navios, já que não é possível acomodar as embarcações no Porto de Vitória
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O governo do Espírito Santo quer colocar o Estado novamente na rota de cruzeiros marítimos e contratou um estudo da Universidade de São Paulo (USP) para avaliar possibilidades no litoral capixaba.
O plano faz parte do projeto Rota Estratégica para o Turismo 2035, lançado ontem pela Secretaria do Turismo (Setur), em conjunto com outras entidades.
A pesquisa, feita pela USP, irá buscar alternativas para o fluxo de cruzeiros no Estado, já que não é possível acomodar as embarcações no Porto de Vitória, devido ao tamanho atual dos navios de cruzeiros, impossibilitados de passar no vão central da Terceira Ponte.
Durante o lançamento do projeto, foram apresentadas 221 ações nos eixos de Infraestrutura, Mercado, Políticas Públicas e Privadas e Recursos Humanos e Inovação, divididas por ações de curto (até três anos), médio (cinco anos) e longo prazo (11 anos) para serem implementadas no Estado.
A adequação da infraestrutura para receber navios de cruzeiros no Estado está classificada no projeto como uma ação de médio prazo.
“Uma das ações do Rota Estratégica é posicionar o Estado à rota dos navios de cruzeiro. Contratamos a USP para que ela faça simulação de fundeio e manobrabilidade desses navios de cruzeiro na costa de Vitória. Essa simulação que vai apontar a viabilidade ou não para recebermos esses navios”, explicou o secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles.
A previsão é de que as simulações ocorram em dezembro deste ano, com a apresentação dos resultados programada para fevereiro do ano que vem.
O secretário lembra que cidades como Búzios, no Rio de Janeiro, não têm porto, mas a parada dos cruzeiros é feita em alto-mar. “Essa é a simulação que a USP também fará na costa capixaba”.
O governador Renato Casagrande destacou que a parceria com a USP é importante, já que há possibilidades de ter empresas de navios de cruzeiros operando no Estado. “Estamos estudando as áreas de manobras de desembarque de passageiros em algum ponto de Vitória”.
Temporada de viagens está aberta na costa brasileira
A temporada de cruzeiros 2023/2024 na costa brasileira começou em 25 de outubro e vai até o dia 7 de maio do ano que vem.
Com 195 dias de duração, quase sete meses de navegação, a temporada será ainda maior que sua antecessora, com a expectativa de levar passageiros a 18 destinos e ofertar mais de 877 mil leitos.
Segundo a Clia Brasil, Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Costa Diadema, Costa Fascinosa, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Grandiosa, MSC Lirica, MSC Musica, MSC Preziosa e MSC Seaview formam o grupo de nove navios que partirão dos portos de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP) e Paranaguá (PR), e percorrerão 212 roteiros, com 763 escalas.
Projeto
A Clia Brasil esteve presente no “Rota Estratégica para o Turismo 2035”, lançado ontem pelo governo do Estado. O presidente da Clia, Marco Ferraz destacou que, em média, cada cruzeirista gera um impacto de R$ 639,37 nas cidades de escala.
“Isso prevê despesas com restaurantes, compras, presentes, alimentos e bebidas, além dos passeios turísticos e transporte nas cidades visitadas”.
Ele ressaltou ainda que 87% dos pesquisados querem retornar ao destino de escala, índice que reforça o papel da viagem de cruzeiro como uma vitrine para os viajantes conhecerem diversos destinos de maneira dinâmica e voltarem em um outro momento.
FIQUE POR DENTRO
Mais de 220 ações para o Estado
> Projeto
- O “Rota Estratégica para o Futuro do Espírito Santo – Turismo 2035” é um projeto elaborado pela Secretaria do Turismo (Setur), em conjunto com outras entidades, e representa a visão de futuro para o segmento de turismo no Espírito Santo.
- No projeto, foram identificadas as barreiras e entraves do crescimento do setor e feita uma agenda de ações para o planejamento de políticas públicas futuras.
- Foram apontadas 221 ações nos eixos de Infraestrutura, Mercado, Políticas Públicas e Privadas e Recursos Humanos e Inovação, divididas por ações de curto (até três anos), médio (cinco anos) e longo prazo (11 anos) para serem implementadas no Estado.
> Navios
- Entre as ações de infraestrutura, está a adequação da infraestrutura para receber navios de cruzeiros marítimos no Estado.
- A Universidade de São Paulo (USP) é quem irá conduzir os estudos náuticos, simulações de manobras e análise de risco de um navio de cruzeiro, incluindo operações de fundeio. A previsão é de que as simulações ocorram em dezembro deste ano, com a apresentação dos resultados programada para fevereiro de 2024.
Fonte: Setur.
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