X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Entenda as mudanças na Ciclovia da Vida, que começaram em novembro

Um dos lados da pista estará interditado para manutenção preventiva por até 15 dias. Durante o período, ciclistas vão dividir o sentido oposto


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Entenda as mudanças na Ciclovia da Vida, que começaram em novembro
Ciclista vai encontrar trecho interditado no sentido Vitória a Vila Velha, que fica no mesmo lado do Convento |  Foto: Heytor Gonçalves /AT - 30/06/2023

Um dos lados da Ciclovia da Vida, que interliga as cidades de Vitória e Vila Velha pela Terceira Ponte, está interditado a partir de hoje para a realização de serviços de manutenção preventiva. Durante o período, todos os ciclistas vão dividir o sentido oposto. A previsão é de que as obras terminem em até 15 dias.

De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o trecho interditado é o que segue de Vitória a Vila Velha, que fica no mesmo lado do Convento da Penha. A manutenção rotineira acontece principalmente por conta das juntas de dilatação.

“No calor ou no inverno, os materiais da ponte dilatam e ampliam ou ficam menores. Então, existem juntas para que não aconteçam trincas. No lado direito, no sentido de Vitória a Vila Velha, é o lado de maior insolação. Nossa expectativa é de que o trecho seja liberado em, pelo menos, 15 dias”.

Durante esse período, os cerca de 1.500 ciclistas, que circulam diariamente pela ciclovia, vão dividir o sentido oposto, normalmente utilizado por quem sai de Vila Velha sentido Vitória, que é o mesmo lado mar aberto.

“A ciclovia da Terceira Ponte foi feita com 3 metros de largura, já prevendo, inclusive, manutenções corretivas e preventivas. Desse modo, a gente interditaria um lado e passa o trânsito para o outro. A ciclovia é adaptada para isso. Ela foi feita para fazer esse tipo de intervenção e vai transcorrer normalmente”.

Imagem ilustrativa da imagem Entenda as mudanças na Ciclovia da Vida, que começaram em novembro

Para isso, o local contará com sinalização especial e equipes estarão presentes para reforçar as orientações. Mesmo assim, a atenção dos ciclistas deverá ser redobrada, já que o fluxo estará dividido.

“É fundamental que os ciclistas reduzam a velocidade, especialmente nos acessos, considerando que o fluxo será compartilhado em mão e contramão. Essa atenção extra é essencial para evitar colisões e garantir a segurança de todos”.

Por enquanto, a interdição será necessária para a manutenção de apenas um lado. “Vamos ter um período de férias, e depois vamos fazer as manutenções do outro lado. Vamos avaliar se serão necessárias novas interdições, ou se só o que a gente faz na madrugada será suficiente”.

Fique por dentro

Interdição

O trecho da Ciclovia da Vida, da Terceira Ponte, que é utilizado pelos ciclistas para irem de Vitória a Vila Velha, está interditado para manutenções preventivas.

Manutenção

A manutenção rotineira acontece principalmente por conta das juntas de dilatação.

No calor ou no inverno, os materiais da ponte dilatam e ampliam ou ficam menores. Então, existem juntas para que não aconteçam trincas.

No lado direito, no sentido de Vitória a Vila Velha, é o lado de maior insolação. É nesse trecho que vão acontecer as manutenções.

Sinalização

O local conta com sinalização e equipes estarão presentes para reforçar as orientações.

É fundamental a redução da velocidade, especialmente nos acessos, considerando que o fluxo será compartilhado em mão e contramão.

Ciclovia

Em média, 1.500 ciclistas transitam diariamente pela Ciclovia da Vida.

Previsão

A expectativa é de que o trecho seja liberado em, pelo menos, 15 dias.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: