Entenda as mudanças na Ciclovia da Vida, que começaram em novembro
Um dos lados da pista estará interditado para manutenção preventiva por até 15 dias. Durante o período, ciclistas vão dividir o sentido oposto
Escute essa reportagem
Um dos lados da Ciclovia da Vida, que interliga as cidades de Vitória e Vila Velha pela Terceira Ponte, está interditado a partir de hoje para a realização de serviços de manutenção preventiva. Durante o período, todos os ciclistas vão dividir o sentido oposto. A previsão é de que as obras terminem em até 15 dias.
De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o trecho interditado é o que segue de Vitória a Vila Velha, que fica no mesmo lado do Convento da Penha. A manutenção rotineira acontece principalmente por conta das juntas de dilatação.
“No calor ou no inverno, os materiais da ponte dilatam e ampliam ou ficam menores. Então, existem juntas para que não aconteçam trincas. No lado direito, no sentido de Vitória a Vila Velha, é o lado de maior insolação. Nossa expectativa é de que o trecho seja liberado em, pelo menos, 15 dias”.
Durante esse período, os cerca de 1.500 ciclistas, que circulam diariamente pela ciclovia, vão dividir o sentido oposto, normalmente utilizado por quem sai de Vila Velha sentido Vitória, que é o mesmo lado mar aberto.
“A ciclovia da Terceira Ponte foi feita com 3 metros de largura, já prevendo, inclusive, manutenções corretivas e preventivas. Desse modo, a gente interditaria um lado e passa o trânsito para o outro. A ciclovia é adaptada para isso. Ela foi feita para fazer esse tipo de intervenção e vai transcorrer normalmente”.
Para isso, o local contará com sinalização especial e equipes estarão presentes para reforçar as orientações. Mesmo assim, a atenção dos ciclistas deverá ser redobrada, já que o fluxo estará dividido.
“É fundamental que os ciclistas reduzam a velocidade, especialmente nos acessos, considerando que o fluxo será compartilhado em mão e contramão. Essa atenção extra é essencial para evitar colisões e garantir a segurança de todos”.
Por enquanto, a interdição será necessária para a manutenção de apenas um lado. “Vamos ter um período de férias, e depois vamos fazer as manutenções do outro lado. Vamos avaliar se serão necessárias novas interdições, ou se só o que a gente faz na madrugada será suficiente”.
Fique por dentro
Interdição
O trecho da Ciclovia da Vida, da Terceira Ponte, que é utilizado pelos ciclistas para irem de Vitória a Vila Velha, está interditado para manutenções preventivas.
Manutenção
A manutenção rotineira acontece principalmente por conta das juntas de dilatação.
No calor ou no inverno, os materiais da ponte dilatam e ampliam ou ficam menores. Então, existem juntas para que não aconteçam trincas.
No lado direito, no sentido de Vitória a Vila Velha, é o lado de maior insolação. É nesse trecho que vão acontecer as manutenções.
Sinalização
O local conta com sinalização e equipes estarão presentes para reforçar as orientações.
É fundamental a redução da velocidade, especialmente nos acessos, considerando que o fluxo será compartilhado em mão e contramão.
Ciclovia
Em média, 1.500 ciclistas transitam diariamente pela Ciclovia da Vida.
Previsão
A expectativa é de que o trecho seja liberado em, pelo menos, 15 dias.
Comentários