X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Empreendedor e campeão em Olimpíada de Matemática

Calebe Abílio conquista ouro em disputa entre escolas públicas do País e se destaca na comercialização de cactos em Vargem Alta


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Empreendedor e campeão em Olimpíada de Matemática
Calebe, de 14 anos, cultiva cactos para juntar dinheiro para pagar faculdade de Engenharia em Robótica no futuro. |  Foto: Clóvis Rangel

Além de se destacar no cultivo e na comercialização de cactos em Vargem Alta, na região serrana do Estado, para juntar dinheiro para pagar a faculdade de Engenharia em Robótica no futuro, Calebe Abílio, de 14 anos, ainda faz sucesso nos estudos.

O garoto conquistou a medalha de ouro na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2022.

Morador da localidade de Vila Esperança, interior de Vargem Alta, o menino cursa o 7º ano e é considerado pelos professores um prodígio quando se trata de números, uma vez que garantiu medalha de prata na OBMEP 2021.

Leia mais em:

Voos mais altos na ginástica rítmica em 2023

Nova campeã bodyboarder capixaba não quer mais parar

O professor de Matemática de Calebe, Alessandro Carrozzino Werneck, também foi premiado na OBMEP 2022, onde recebeu diploma e um livro para formação em sala de aula. 

Alessandro destacou o trabalho de Welson Nascimento Junior, que foi professor de Matemática de Calebe no ano passado, e, segundo ele, “teve papel importante na conquista, pois partiu de seu olhar que Calebe é fora da curva, despertando o interesse em fazer a prova”. 

A mãe do menino, Diciula Abílio, conta que o filho é empenhado. “Ele gosta muito de ler, presta atenção nas aulas e suas notas são sempre muito boas. É um menino que nos dá muito orgulho”.

O pai, Mario Sérgio Abílio, destacou que o adolescente é “esforçado e tem conquistado ótimos resultados” no ambiente escolar. 

Enquanto a idade de cursar a faculdade não chega, Calebe agradece a todos que o ajudam tanto na trajetória de estudante quanto a de empreendedor.

Agradecimentos

“Quero agradecer ao meu pai, que me incentiva a não desistir, e à minha mãe, que me dá ótimas ideias para meu negócio (comercialização de cactos) crescer. Aos donos do restaurante Rancho da Lagoa, que disponibilizam o espaço para a venda das plantas sem cobrar nada, e ao Saulo Roberto, que me fornece conhecimento sobre o cultivo de suculenta”, destacou Calebe. 

“Por último, mas não menos importante, agradeço a Deus e a meus professores”, completou o garoto de 14 anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: