Documentos sobre imigração no ES estão disponíveis para consulta online
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) concluiu digitalização de mais de 200 mil páginas de história

O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) concluiu a disponibilização online de documentos relacionados à Central de Terras e Colonização. Agora, os capixabas terão acesso fácil a informações sobre a imigração em terras capixabas, ocupação territorial e pesquisas genealógicas.
Os documentos em questão fazem parte do Fundo Agricultura, da Diretoria Central de Terras e Colonização. O acervo é composto por correspondências entre autoridades, plantas, mapas, listas de navios, contratos de colonos, recenseamentos, matrículas de colonos, relatórios e passaporte de imigrantes.
De acordo com o arquivista e gerente de Arquivo Permanente do APEES, Michel Caldeira, a documentação é a mais importante sobre o tema Colonização e Imigração Estrangeira no Estado.
"São aproximadamente 200 mil páginas digitalizadas, que abrangem os períodos Imperial e Republicano do Brasil", disse.
A partir da digitalização, qualquer cidadão pode acessar as informações de maneira fácil e rápida.
Michel explica, ainda, que os documentos foram digitalizados conforme os padrões arquivísticos, seguindo as recomendações do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). No processo, estiveram envolvidos arquivistas e historiadores envolvidos na gerência do Arquivo Permanente do ES.
"Por meio dessa documentação, as pessoas podem por exemplo, realizar pesquisas genealógicas, entender melhor como foi a ocupação territorial do ES", destacou.
Os documentos estão disponíveis numa plataforma de difusão, onde estão disponíveis outros acervos do Arquivo Público do ES. Clique aqui para acessar.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários