Detran faz alerta para golpe do IPVA
Golpistas usam páginas falsas, semelhantes a de sites do Detran, emitem boletos e enganam quem pretende quitar débitos de seus veículos
Escute essa reportagem
Está chegando a hora dos proprietários de mais de 2,3 milhões de veículos no Espírito Santo se prepararem para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o licenciamento anual.
Com a proximidade do pagamento, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) fez um alerta para golpes envolvendo as cobranças das taxas.
Em vários estados do País criminosos estão usando páginas falsas – semelhantes aos sites dos Detrans – para enganar cidadãos interessados em quitar os débitos de seus veículos.
Ao pagarem os boletos falsos, os valores são direcionados para as contas dos golpistas e o proprietário do veículo continua com o pagamento da taxa em aberto.
O diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, explicou que, assim como em outros estados, uma pessoa do Norte do Espírito Santo informou que foi atraído por um site falso e teria pago boletos gerados nesse endereço eletrônico.
“Essa pessoa informou que chegou a esse endereço por meio de um site de busca, digitando palavras como Detran e IPVA. Segundo ela, apareceu um site que lembrava o endereço eletrônico do Detran. Ao inserir a placa e as informações, foi gerado esse boleto falso e ele fez o pagamento”.
Segundo Givaldo Vieira, depois a pessoa percebeu que os débitos não haviam sido quitados e que se tratava de um golpe.
“Por causa da ação de criminosos, a orientação que sempre fazemos é que as pessoas não acessem os sites por meio de páginas de busca. O ideal é que acessem diretamente o site oficial do Detran-ES pelo endereço eletrônico www.detran.es.gov.br”.
Givaldo reforçou que o Detran não patrocina o site para que apareça em primeiro lugar na busca, assim como não envia boleto e cobrança de débitos por link, correio, e-mail, SMS ou WhatsApp.
Um dos diferenciais do pagamento este ano é por meio do Pix. Por isso, Givaldo pontuou também o cuidado para que se gere o QR Code dentro do site oficial e, antes de confirmar o pagamento, confira se o favorecido é o Detran do Estado do Espírito Santo.
“O mesmo cuidado de conferir o favorecido deve ser tomado com relação ao pagamento do DUA (Documento Único de Arrecadação)”.
Caso apareça um destinatário diferente no QR Code lido ou no boleto, Givaldo frisou que o cidadão não deve concluir a transação.
“O Detran recebe todos os anos o pagamento de IPVA de 2,3 milhões de veículos, além de taxas de habilitação referentes a 1,6 milhão de condutores. Então, as transações são seguras. No entanto, assim como acontece com bancos e outras instituições, criminosos aproveitam para fazer investidas”.
Saiba mais
Como funciona o golpe
1- Criminosos utilizam páginas falsas na internet, semelhantes a dos sites de Detrans. Para isso, usam palavras como “IPVA”, “Detran”, acrescentando sinais gráficos como “ponto” e “hífen” no endereço eletrônico.
2- Normalmente, esses sites falsos aparecem em pesquisas do Google como “conteúdo patrocinado”, dispostos, muitas vezes, antes que o do Detran oficial na ordem de sites ligados àquela pesquisa.
3- Ao clicar nos links de portais falsos, apresenta-se espaço para preenchimento da placa e do Renavam do veículo, com opções para gerar guia de pagamento via boleto bancário ou Pix.
4- A fraude só é descoberta pela vítima quando ela percebe que os débitos que acreditava ter quitado ainda estão lá. A orientação é que faça o boletim de ocorrência na Polícia Civil.
Como se proteger
Faça o pagamento de taxas e débitos do veículo (IPVA, Licenciamento e multas do Detran-ES) somente no site oficial;
Não confie em site patrocinado ou que ofereça descontos e vantagens;
Assegure-se de que o pagamento está direcionado ao “Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo – Bco Banestes S.A.”, nas transações via Pix, ou para DUA Detran Espirito Santo, nos pagamentos pelo código de barras do DUA (boleto), e que, após a quitação, foi exibida a mensagem de confirmação;
O Detran-ES não envia o boleto para o endereço do proprietário do veículo, nem cobrança por e-mail, mensagem de texto ou WhatsApp;
Desconfie e denuncie facilidades, por meio do Disque-Denúncia 181, ou via Ouvidoria-Geral do Estado, por meio do telefone 0800 022 11 17 ou pelo e-mail ouvidoria@es.gov.br;
Pagamento
Os calendários de IPVA e do Licenciamento Anual para os veículos registrados no Espírito Santo já estão disponíveis. Os vencimentos têm início a partir de 09 de abril, dependendo do número da placa.
Fonte: Detran-ES.
Comentários