De qual cor sua saúde precisa? Especialistas apontam as "cores" dos alimentos
Cada cor de alimento representa um benefício para a saúde. Veja lista
Escute essa reportagem
Você sabia que cada cor de alimento representa um benefício para a saúde? Pois é! A riqueza nutricional delas pode ser uma aliada em combate à queixas específicas.
Com esse conhecimento em mente, é possível se guiar pela coloração e reforçar o consumo de frutas, legumes e verduras que o corpo mais precisa.
Se o intestino não está funcionando bem, é interessante dar foco aos alimentos marrons porque eles são mais ricos em fibra. Se quer fortalecer os ossos, dar atenção aos alimentos brancos, por exemplo.
De acordo com a nutricionista clínica e funcional Thamires Pralon Favato, cada cor pode ter um nutriente em destaque, desempenhando um papel importante no organismo.
Ela citou alimentos roxos, como ameixa, beterraba e uva. “São ricos em quercetina e ácido elágico, diminuem o risco cardíaco, reduzem o risco de câncer e melhoram o aspecto da pele. São fontes de vitamina B1, importante para o metabolismo da glicose”.
Já Karla Talhate, nutricionista e terapeuta integrativa, comentou sobre alimentos amarelos e alaranjados, como laranja, abóbora e cenoura.
“Eles têm muita vitamina C, também são ricos em vitamina A, ótima para a visão, prevenindo até mesmo doenças como catarata e degeneração macular. Também têm o betacaroteno, muito conhecido por ajudar a manter um belo bronzeado”.
Mas, é claro, por mais que entender os benefícios de cada cor seja importante, Thamires ressaltou que é fundamental não se privar e fazer uma alimentação colorida.
“Uma alimentação colorida favorece uma variedade maior de nutrientes, vitaminas, minerais, fibras e contribui para um bom funcionamento do nosso organismo. Ter uma alimentação monótona ou pouco variada significa estar comendo os mesmos nutrientes e sofrer a falta de outros importantes, onde o organismo pode ter algumas alterações ou deficiências nutricionais”
Karla deu o exemplo para quem quer rejuvenescer a pele. “Quanto mais colorido for seu prato, melhor. Tangerinas, morangos, romã, uva, abacate e oleaginosas, taioba, brócolis, milho verde. Quanto mais cor, menos idade”.
Uma pessoa que valoriza um prato colorido é a nutricionista materno infantil Giselle Guzzo, 39. Ela disse que suas filhas, Rafaela Guzzo, 9 anos, e Luiza Guzzo, 13, sempre se alimentam com muitas cores.
Por fim, é válido ressaltar que as cores só servem para alimentos naturais. Industrializados não têm espaço nessa lista!
Cores e seus benefícios
Vermelho
Alimentos como tomate, melancia, cereja, morango, caqui, goiaba, pimentão vermelho e framboesa são fontes de licopeno, uma substância antioxidante.
Eles também contém antocianina, potente antioxidante e anti-inflamatório, e ajudam na memória, reduzem o estresse oxidativo, reduzem o risco de doenças como câncer, diabetes, Alzheimer e Parkison.
Verde
Alimentos como rúcula, couve, espinafre, acelga e ervilha são fontes de ácido fólico e vitaminas do complexo B.
O pigmento verde, associado à clorofila têm função antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células e pelo desenvolvimento de doenças.
No cérebro, sua ação ajuda a evitar e a também desacelerar o declínio cognitivo.
Amarelo/ laranja
Alimentos como laranja, abóbora, cenoura, mamão, milho e pêssego são ricos em vitamina C e vitamina A.
Eles têm betacaroteno, antioxidante muito conhecido por ajudar a manter um belo bronzeado, favorecer o rejuvenescimento e ajudra a proteger o coração.
Esses alimentos beneficiam a visão e ajudam no sistema imunológico.
BrancoAlimentos como leite, queijo, couve-flor, batata, arroz e banana são ricos em fósforo e cálcio.
Com o potássio, contribuem para a saúde óssea, e também favorecem a regulação dos batimentos cardíacos.
São fundamentais para o funcionamento dos músculos e do sistema nervoso.
RoxoAlimentos como ameixa, beterraba, repolho roxo, uva e jabuticaba são ricos em quercetina e ácido elágico.
Eles diminuem o risco cardíaco e reduzem o risco de câncer e melhoram o aspecto da pele.
Fonte de vitamina B1 importante para o metabolismo da glicose.
Auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso e do coração.
MarromAlimentos como cereais integrais, sementes e oleaginosas são ricos em fibras, e assim, auxiliam no bom funcionamento do intestino. Além disso, elas ainda ajudam a saciar a fome.
Também são fontes de selênio e vitamina E, com efeito antioxidante.
Contam com cálcio, e também proteínas e gorduras que fazem bem para o coração.
Comentários