“Cultura em Toda Parte” selecionará artistas e atividades culturais de todo o ES
Lançamento do projeto foi realizado na manhã deste domingo no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa
Escute essa reportagem
As inscrições do programa “Cultura em Toda Parte” 2024, para a seleção de 144 propostas de atividades que envolvam a realização de oficinas, palestras, shows e espetáculos nas mais diversas linguagens artísticas, estão abertas até 31 de julho. O lançamento do projeto foi realizado na manhã deste domingo (14), no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, Vila Velha.
A seleção de propostas tem como objetivo fomentar a circulação e a difusão de atividades culturais no Estado, por meio de shows, apresentações de espetáculos artísticos e atividades de formação cultural (oficinas e palestras) nos espaços culturais dos municípios capixabas em dez finais de semana. O valor total do apoio do edital foi de R$ 2,1 milhões.
As inscrições acontecem por meio do Mapa Cultural. Para ler o edital e se inscrever, acesse mapa.cultura.es.gov.br/oportunidade/1513/#info. A previsão é de que o resultado da seleção seja divulgado no próximo dia 15 de agosto. A seleção será feita por uma comissão avaliadora com base na criatividade e qualidade das propostas.
O governador do Estado, Renato Casagrande, explica que a intenção do “Cultura em Toda Parte” é fomentar a produção cultural, principalmente em comunidades em que há maior dificuldade de acesso à cultura.
“Queremos gerar e produzir oportunidades para os artistas capixabas, que poderão levar o talento para as comunidades da Grande Vitória e do interior. Dessa forma, fortalecemos o ambiente cultural e levamos atividades para diversas regiões do Estado”.
O lançamento do programa teve uma programação diversa na manhã deste domingo, no Parque Cultural Casa do Governador, com contação de história com “O sumiço do Galo Vermelho”, da professora e escritora Ione Duarte, espetáculo de dança Búredì, do projeto EluzArte, e show “Ah Lekah Txori”, da cantora Eloá Puri.
A produtora executiva do grupo Búredì, Lalau Martins, 62, contou que o espetáculo foi inspirado nas Paneleiras de Goiabeiras. “Búredì” conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).
“No espetáculo, nós usamos a panela como objeto e contamos uma história, fazendo uma referência às mulheres que fazem essa panela, desde o contexto de alegria, de sair de casa para fazer essa panela que gera renda financeira para levar o alimento para dentro da sua casa até outras vivências dessa atividade. Nossa intenção é homenagear essas mulheres”.
Confira, abaixo, as as vagas disponíveis para a seleção de atividades culturais do “Cultura em Toda Parte”.
Vagas
Contação de História: 28 vagas
Apresentações Artísticas (até 3 artistas): 45 vagas
Apresentações Artísticas (4 a 6 artistas): 25 vagas
Apresentações Artísticas (7 ou mais artistas): 12 vagas
Palestras (3 horas): 17 vagas
Oficinas (3 horas): 17 vagas
Comentários