Corrida para manter a forma e controlar a ansiedade
Exercício tem sido usado por corredores não só para manter a saúde física em dia, mas também para cuidar da mente
Escute essa reportagem
Além de ser uma ótima ajuda para manter a saúde física, correr também faz bem à saúde mental. Prova disso é a professora Elisamara Chagas Trindade, 50, que encontrou na atividade uma solução para controlar a ansiedade.
Ela vai participar da Corrida Tribuna Ruas da Cidade e conta que há um mês está sem fazer o uso de remédios para controlar o problema.
“Eu estava querendo parar de usar remédios há um ano, quando comecei a fazer atividades físicas, mas sem muita regularidade. Só há três meses eu realmente comecei a me dedicar na tarefa, com um profissional me auxiliando, e estou há um mês sem fazer uso de qualquer tipo de remédio para controlar a ansiedade”.
Ela conta que o medicamento ajudava no controle das crises, que vinham acompanhadas de tremores, respiração acelerada e agitação.
“Eu fui diminuindo o medicamento aos poucos, ao passo que intensifiquei os treinos. Atualmente, mantenho minhas atividades na escola normalmente e não senti nenhum desses sintomas decorrentes da ansiedade”.
Outro exemplo é a servidora pública Kelly de Paula Serrano, de 39 anos. Ela sofreu por muito tempo com ansiedade e percebeu sua melhora depois de começar a praticar o esporte.
“Para controlar a ansiedade, comecei a frequentar a academia e foi ali que comecei a correr, na hora do aquecimento. Fui gostando e já não era mais suficiente correr apenas na esteira, precisava de ar puro. Comecei com algumas amigas a correr na rua. Em 2010, participei da corrida da ArcelorMittal, foi quando descobri o quanto o esporte era importante para mim”.
Kelly também vai participar da 10ª Corrida Tribuna Ruas da Cidade e conta que o objetivo é conseguir o pódio, já que ainda não conseguiu um troféu disputando a corrida da Rede Tribuna.
“Pensamento sempre positivo, em busca de mais um troféu. Estou treinando menos do que deveria por causa do trabalho. Fisicamente, estou bem preparada. Eu costumo não treinar um dia antes da prova, faço alongamento, hidratação reforçada e descanso bem”, finaliza.
A 10ª edição da corrida acontece neste domingo (12), com largada às 7 horas na Praça do Papa, na Enseada do Suá, Vitória.
São duas provas, de 5 km e 10 km, ambas com trajeto em direção ao Porto de Vitória.
Fique por dentro
Corrida Tribuna Ruas da Cidade 2023
- Neste ano, ela chega à 10ª edição
- Quando: Domingo (12)
- Largada: às 7 horas
- Onde: Praça do Papa, em Vitória
- Percurso: 5 km e 10 km
Entrega dos kits
- Sábado (11) no Extrabom Supermercados que fica na rua Padre Antônio Ribeiro Pinto, 156, Praia do Suá, Vitória, das 8h às 12h.
- O Kit deve ser retirado preferencialmente pelo atleta inscrito.
- Em caso especial, poderá ser retirado por terceiros, mediante apresentação de autorização específica para este fim e cópia de documento de identificação do inscrito.
- O Kit do atleta é composto por camisa da corrida e número de peito com chip.
Trajeto
- A saída e a linha de chegada da corrida serão na Praça do Papa.
- Serão duas corridas, com distâncias de 5 km e 10 km.
- Os atletas que correm 10 km farão o retorno próximo ao Porto de Vitória, e os atletas que correm 5 km farão o retorno próximo à Prefeitura de Vitória, na avenida Beira-Mar.
Premiação
- Todos os atletas que completarem a prova receberão medalhas de participação.
- Serão entregues troféus para os cinco melhores colocados na categoria Geral Masculino e Feminino, e também para os três primeiros colocados na categoria Pessoa com Deficiência (PCD).
- Haverá medalhas aos três melhores colocados por faixa etária, masculino e feminino.
Fonte: Organização da corrida.
Comentários