Ciclovia da Vida registrou 550 mil viagens em um ano
Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, se tornou símbolo de mobilidade sustentável na região e é elogiada por ciclistas
Escute essa reportagem
A Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, que liga Vitória a Vila Velha, celebrou seu primeiro aniversário com um balanço do número de usuários e um pedalaço com autoridades e ciclistas.
Desde sua inauguração, em 27 de agosto de 2023, a ciclovia registrou 550 mil viagens e tornou-se símbolo de mobilidade sustentável na região.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, disse que a demanda logo após a inauguração era maior nos finais de semana como forma de lazer, mas atualmente o fluxo é diário, com ciclistas indo ao trabalho ou escolas.
“Observamos que a Ciclovia da Vida se consolidou como uma rota cotidiana. Isso mostra que os capixabas adotaram a ciclovia tanto para lazer e esporte quanto para deslocamento diário”, explicou.
Na manhã de sta terça-feira (27), o governador Renato Casagrande saiu pedalando por volta das 6h30 do Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha, em direção a Vitória.
Acompanhado de Fábio Damasceno e de um grupo de ciclistas, Casagrande fez o percurso e parou no vão central, onde realizou uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, com direito a dois bolos e “Parabéns pra Você”.
O governador disse que desde a instalação das grades de proteção na Ciclovia da Vida não houve registros de suicídios.
“São mais de 500 mil viagens e dois anos sem casos de suicídio na ponte. A ciclovia está salvando vidas de todas as formas, seja protegendo quem poderia atentar contra sua própria vida ou incentivando a prática de exercícios”, afirmou.
O governador do Estado destacou também a importância das mudanças, como o aumento do horário de funcionamento da ciclovia, que agora vai das 5h às 23h. “A Ciclovia da Vida é a mais alta das Américas e trouxe um novo nível de mobilidade e segurança para nossa região”, concluiu Casagrande.
Durante o evento, o governo também divulgou que houve redução no número de acidentes na Terceira Ponte, que na última semana recebeu novos radares na chegada a Vitória e a Vila Velha.
O sistema começou a multar motoristas que estiverem acima da velocidade. Ao chegar na capital, a velocidade permitida é de 60km/h, e já na cidade de Vila Velha, o limite é de 70km/h.
Saiba mais
Ciclovia da Vida
Inaugurada em 27 de agosto de 2023. Comemorou um ano de funcionamento nesta terça-feira (27).
Registrou mais de 550 mil ciclistas em seu primeiro ano de operação.
Desde a instalação das grades de proteção, há dois anos, não houve registros de suicídios na ponte.
Extensão de aproximadamente 3,5 quilômetros. Largura de 3 metros.
Acesso proibido para pedestres e motociclistas.
Mirante no ponto mais alto da ponte, utilizado para pausas e apreciação da vista.
Horário de funcionamento: aberta das 5h às 23h.
Fonte: Governo do Estado.
Reconhecimento facial
De acordo com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo, Fábio Damasceno, a Ciclovia da Vida recentemente passou a contar com tecnologia de reconhecimento facial. Esse sistema é integrado com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), permitindo a identificação e monitoramento de qualquer pessoa.
As câmeras não reconhecem apenas foragidos da Justiça, mas também detectam pessoas cadastradas no banco de dados da Sesp, como o próprio governador do Estado, que foi registrado pelas câmeras que podem ajudar na logística no esquema de segurança para autoridades.
“As câmeras ajudam a prevenir crimes e oferecem um suporte em situações de emergência com ciclistas”, ressaltou Renato Casagrande.
Além das câmeras de videomonitoramento, a Ciclovia da Vida também conta com botões de pânico estrategicamente posicionados, que podem ser acionados em caso de necessidade.
Comparando o período de janeiro a julho de 2023, antes da inauguração da obra, com o mesmo período neste ano, houve uma redução de 23% nos acidentes com motos. O número total de acidentes na ponte caiu 34%, passando de 393 para 259.
Fábio Damasceno destacou que a Linha Verde trouxe mais segurança aos motociclistas, retirando-os dos corredores. O atendimento no local é feito 24 horas pelo telefone 0800 979 0060.
Segurança e união
Paulo Pestana, ciclista há quase 30 anos, celebrou a Ciclovia da Vida, que transformou sua rotina, destacando a segurança e a união que o espaço trouxe. Para Paulo, a ciclovia é um marco na mobilidade e na qualidade de vida, proporcionando um novo percurso.
“Antes da ciclovia, enfrentávamos muitos perigos na Lindenberg e perdemos amigos em acidentes trágicos. Agora, a Ciclovia da Vida não só uniu Vitória e Vila Velha, mas também trouxe segurança e promoveu um estilo de vida mais saudável”, ressaltou.
Comentários