Chuva só deve chegar ao ES a partir da 2ª quinzena de outubro
Estiagem acontece em função da atuação de uma grande massa de ar quente no Brasil

Embora tímida, ou seja, sem significativas precipitações, a chuva deve chegar ao Estado a partir da segunda quinzena de outubro.
Apesar dessa expectativa, o meteorologista Hugo Ramos, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), ressalta que algumas evidências também estão apontando que esse início da época chuvosa pode ser transferido para o começo de novembro.
A estiagem é em função da atuação de uma grande massa de ar quente que está presente no Brasil e impede os avanços das frentes frias, além de outros sistemas geradores de chuva.
“O que nós temos de perspectiva, ainda para os próximos 15 dias, é de um volume bem pequeno, em torno de 10 a 20 milímetros para o litoral Norte do Estado. Em outras áreas do Norte, esse quantitativo fica menor”, disse Hugo Ramos.
Meteorologista da Climatempo, Guilherme Borges diz que, olhando o cenário a curto prazo no Estado, a informação não é boa.
“O restante de setembro ainda será de tempo muito quente. Vai ter frentes frias passando, na semana que vem, vai canalizar a umidade, vai trazer um pouco de chuvas pontuais, entre 21 e 22 milímetros, mas nem perto do que é preciso para melhorar os impactos no Estado”.
De acordo com ele, as chuvas esperadas para a segunda quinzena de outubro devem ser típicas da primavera, sem grandes volumes.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários