X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Censo do IBGE: Internet chega à casa de 90,4% dos capixabas

Essa porcentagem é superior à nacional, de 89,4%, segundo dados da pesquisa preliminar do Censo Demográfico 2022


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Censo do IBGE: Internet chega à casa de 90,4% dos capixabas
Jovem utiliza internet: Censo 2022 revelou que o Distrito Federal ficou em primeiro lugar neste quesito (96,2%), seguido de Santa Catarina (94,8%) e São Paulo (93,5%) |  Foto: Freepik

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novos dados da pesquisa preliminar do Censo Demográfico 2022 sobre as condições de moradia da população brasileira e uma informação relacionada com o mundo digital chamou a atenção.

No Espírito Santo, 90,4% das pessoas residem em domicílios com acesso à internet, sendo essa porcentagem superior à nacional, de 89,4%. Em nível estadual, entre os municípios, o indicador variou entre 75,6% em Ecoporanga e 95,0% em Vitória.

Os dados mencionados são referentes a 2022 e foram divulgados ontem durante evento realizado na sede do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

O Distrito Federal ficou em primeiro lugar neste quesito (96,2%), seguido de Santa Catarina (94,8%) e São Paulo (93,5%), e o estado que ficou em último lugar no ranking foi o Acre (75,2%).

“Quase 90% da população no Brasil mora em domicílios em que ao menos uma pessoa consegue acessar a internet. Não chegou a uma universalização, mas o acesso é bastante difundido em todo o território nacional”, comentou Bruno Perez, analista do IBGE.

Ele explicou que no levantamento foi levado em consideração o uso de qualquer aparelho que permita o acesso à rede, como celulares e computadores.

Também apontou que essa foi a primeira vez que o Censo incluiu um quesito sobre acesso à internet nos domicílios. Dessa forma, não foi possível fazer comparações com edições anteriores.

Para Pablo Lira, diretor-geral do IJSN, os dados demonstram que o Estado está avançando na conectividade.

“Vivemos a era da informação e o Espírito Santo é um dos estados brasileiros que mais investem em ciência, tecnologia, inovação e infraestrutura de redes de comunicação”, afirmou.

importância

Além do acesso à internet, o IBGE avaliou outras informações para a pesquisa, sendo condição de ocupação, material das paredes externas, quantidade de cômodos e dormitórios, além de presença de máquina de lavar no domicílio.

Max Fraga, superintendente estadual do IBGE no Espírito Santo, afirmou que os dados obtidos são fundamentais para que sejam trabalhadas políticas públicas a fim de desenvolver melhor o ambiente dos municípios, contribuindo assim com a situação da característica dos domicílios.

Imagem ilustrativa da imagem Censo do IBGE: Internet chega à casa de 90,4% dos capixabas

Você sabia?

Tipos mais precários de habitações do País, os domicílios com paredes de madeira reaproveitada de tapumes, andaimes, embalagens e outros materiais e as casas de taipa sem revestimento ainda abrigam cerca de 2,5 milhões de brasileiros, segundo dados do Censo 2022 do IBGE.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: