X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Campanha de vacinação para bebês, crianças e adolescentes no ES

Estarão disponíveis imunizantes contra covid, meningite, hepatite, entre outros. Campanha tem início neste sábado no Estado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Campanha de vacinação para bebês, crianças e adolescentes no ES
A técnica em enfermagem da rede municipal de saúde da Serra Ana Maria Alves está com boa expectativa para a adesão da população à campanha |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

As famílias com bebês, crianças ou adolescentes terão a chance de, a partir deste sábado (26), colocar em dia a situação vacinal dos pequenos e dos jovens  por meio de uma campanha de vacinação nos postos de saúde. O trabalho para recuperar as altas coberturas vacinais no Estado segue até o dia 16 de setembro.

A campanha é voltada para bebês, crianças e adolescentes de até 14 anos. Serão ofertadas 17 vacinas de rotina, além das doses da covid-19 e influenza, em mais de 700 salas de vacinação capixabas. Para participar, basta procurar um posto de saúde com a carteira de vacinação da criança ou adolescente.

De acordo com o governo do Estado, há vacinas com taxas de cobertura inferiores a cerca de 80%, como a varicela (71,44%) e a febre amarela (74,64%). 

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, ressalta que a vacinação é um direito à saúde e à vida, e é a principal forma de proteger as crianças de doenças.

“As vacinas protegem contra doenças de potencial epidêmico. Estamos vivendo, por exemplo, um surto de coqueluche na Bolívia por conta da baixa imunização. É fundamental manter a carteira de vacinação atualizada. É a principal forma de manter nossas crianças protegidas”.

Já a secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra Mota da Silva, ressalta que, hoje, não há falta de nenhuma vacina no município. A vacinação na Serra será reforçada com ações aos domingos no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, das 10h às 17h.

 “Passamos por períodos muito difíceis de negação da vacinação nos últimos anos. É importante que a população entenda que as vacinas salvam vidas. Não podemos ter um retrocesso de doenças que, inclusive, nem circulam mais. Oferecemos a vacinação em todos os postos de saúde do município”.

A técnica em enfermagem da rede municipal de saúde da Serra Ana Maria Alves, 59, está com boa expectativa para a adesão da população à campanha de vacinação.  

Pessoas entre sete e 14 anos poderão atualizar as vacinas de hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano (dT), meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dTpa. 

Já para crianças de até sete anos serão oferecidas as vacinas BCG, hepatite B, penta, pólio inativada, pólio oral, rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, hepatite A e varicela.

FIQUE POR DENTRO

> Campanha

A partir de amanhã, de bebês a adolescentes até  14 anos poderão colocar em dia a situação vacinal, com o início da Campanha de Multivacinação no Espírito Santo. A campanha acontece até  16 de setembro, com o “dia D” no próximo dia 2 de setembro.

Para participar, basta procurar um posto de saúde com a carteira de vacinação da criança ou adolescente. As crianças de até sete anos de idade poderão atualizar as vacinas BCG, hepatite B, penta, pólio inativada, pólio oral, rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, hepatite A e varicela.

Já crianças entre sete e 14 anos poderão atualizar as vacinas de hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano (dT), meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dTpa. 

O objetivo da campanha é garantir a proteção do público-alvo e  recuperar as altas coberturas vacinais no Estado. Serão  mais de 700 salas de vacinação capixabas. 

As doses da vacina contra covid-19 e influenza seguem definições específicas de acordo com a faixa etária. Para as doses de influenza, a vacinação ocorrerá até zerar os estoques nos municípios, havendo disponibilidades, crianças a partir dos seis meses podem receber.

Hoje, no Estado, há vacinas com taxas de cobertura inferiores a cerca de 80%, como a varicela (71,44%) e a febre amarela (74,64%). Outras taxas são meningo C (81,52%), poliomielite (81,94%), pentavalente (82,15%), tríplice viral (84,34%), rotavírus (84,81%), hepatite A (85,21%) e pneumo 10 (87,18%). 

> Vitória

Durante a semana, a vacinação acontece em todas as salas de imunização do município, sem necessidade de agendamento prévio. Amanhã, haverá  vacinação nas unidades de saúde de Santo Antônio, Jardim Camburi e Jardim da Penha, das 8h às 15h.

> Serra

Neste sábado (26), haverá vacinação nas unidades de saúde de Jacaraípe, Feu Rosa, Novo Horizonte, Nova Almeida, Serra-Sede e Jardim Carapina, das 9h às 17h. No domingo, a vacinação será no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, das 10h às 17h. Durante os dias úteis, basta ir a uma das unidades de saúde do município.

> Cariacica

Neste sábado (27), terá vacinação sem agendamento contra covid, gripe, HPV e meningite C e ACWY no Shopping Moxuara, em São Francisco. Durante a semana, a orientação é buscar os postos de saúde.

> Vila Velha

Cerca de 21 salas de vacinação vão funcionar no horário habitual, recebendo usuários agendados e livres demandas durante a campanha. Às sextas-feiras, será liberada, pelo site, uma média de 10 mil vagas para agendamento de vacinação.  Aos sábados, serão montados pontos itinerantes de imunização pelo município. A programação será divulgada nas redes sociais e site da prefeitura.

Fonte: Governo do Estado e prefeituras consultadas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: