X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Calendário astronômico prevê eclipses, superlua e chuva de meteoro no céu do País

Fenômenos estão previstos para este ano, conforme o Calendário de Efemérides Astronômicas


Ouvir

Escute essa reportagem

O céu de 2025 promete espetáculos fascinantes para os amantes da astronomia.

Superluas, eclipses lunares e chuvas de meteoros estão entre os fenômenos previstos para este ano, conforme o Calendário de Efemérides Astronômicas, divulgado pelo Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Muitos desses fenômenos poderão ser vistos a olho nu, como a aproximação máxima de Marte com a Terra, no próximo dia 15.

“Basta apenas olhar para o céu à noite e será possível ver um ponto luminoso, bem forte e avermelhado. Seu nascer é à Leste e durante à noite vai se deslocando para Oeste”, explicou o físico e coordenador do Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Messias Cevolani.

Em março, o céu de todo Brasil será palco do eclipse total da lua, que poderá ser visto durante a madrugada. A previsão é que ele tenha início às 2h09 do dia 14 de março e atinja seu auge às 3h58. O evento terminará às 5h47.

“A lua entra no cone de sombra da Terra, por volta das 3h30 e fica até as 4h30 toda escurecida, formando o fenômeno que chamamos de 'Lua de sangue'”, afirmou Messias.

O físico destacou ainda que o evento, pode ser considerado, de certa forma, raro.

“Existem dúvidas por que não acontece sempre um eclipse solar a cada lua nova e um eclipse lunar a cada lua cheia, mas isso não ocorre porque os planos de órbitas tanto da Terra em volta da lua quanto o contrário não coincidem. Neste ano, teremos dois eclipses lunares e dois solares, mas somente o de março poderá ser visto no Brasil”, pontuou.

Haverá, este ano, dois eclipses solares, porém, segundo o coordenador do GOA, poderá apenas ser visto no Hemisfério Norte.

Durante o ano, será possível ainda contemplar diversas chuvas de meteoros, que, segundo Messias, são melhores de serem visualizadas a olho nu. “O melhor horário para ver é de madrugada e em local bem escuro”.

Entre 17 de julho e 24 agosto, haverá a chuva de meteoros Perseidas, com seu pico em 12 de agosto, com 100 meteoros por hora.

Em 2025, haverá três superluas, sendo que na noite do dia 5 de novembro será a melhor ocasião para ver o fenônemo no céu do País.

Imagem ilustrativa da imagem Calendário astronômico prevê eclipses, superlua e chuva de meteoro no céu do País
Messias Cevolani, coordenador do Gaturamo Observatório Astronômico, diz que muitos desses fenômenos poderão ser vistos a olho nu |  Foto: Leone Iglesias/AT

Eventos Astronômicos 

Janeiro

Dia 15, aproximação máxima de Marte com a Terra.

Março

Dia 14, eclipse total da lua, que poderá ser visto durante a madrugada. A previsão de início é 2h09, com auge às 3h58. O evento terminará às 5h47.

Maio

Dia 2, o astro Vesta, um dos maiores do Sistema Solar, poderá ser visto com uso de binóculos, em céu escuro.

Julho e agosto

Durante o ano, haverá diversas chuvas de meteoros, pelo menos nove eventos, sendo que entre 17 de julho e 24 agosto haverá a chuva de meteoros Perseidas, com seu pico em 12 de agosto, com 100 meteoros por hora.

Superluas

Haverá o fenômeno no início de outubro (dia 7), novembro (dia 5) e dezembro (dia 4). Mas será no dia 5 a melhor ocasião para ver o fenômeno.

Fonte: Calendário de Efemérides Astronômicas.

Imagem ilustrativa da imagem Calendário astronômico prevê eclipses, superlua e chuva de meteoro no céu do País
Vanessa Pereira, 42, e Leonardo Pereira, 43, no Planetário de Vitória com seus filhos Pedro e Luiza |  Foto: Leone Iglesias/AT

Visitantes

Paixão pelo espaço

Para aproveitar os dias de férias e a paixão do pequeno Pedro, de 11 anos, pelo espaço, seus pais, Vanessa Pereira, 42, e Leonardo Pereira, 43, foram até o Planetário de Vitória, na Ufes, e aproveitaram para levar a caçula, Luiza, 5 anos, para conhecer o local.

“É importante trazer as crianças para esses locais e fora das telas. Pedro é fascinado pelo universo, o sonho dele é ter um telescópio”, afirmou Leonardo.

Imagem ilustrativa da imagem Calendário astronômico prevê eclipses, superlua e chuva de meteoro no céu do País
As amigas Gabriela Loss e Paula Abreu levaram seus filhos pela primeira vez no Planetário de Vitória |  Foto: Leone Iglesias/AT

Conhecimento

A tarde de terça-feira (07) foi de passeio e muito conhecimento no Planetário de Vitória, na Ufes, para Gabriela Loss, 36, e seu filho Levi, 3 anos; Paula Abreu, 40, e sua filha Júlia, 4, e Lara Ornelas, 35, e sua filha Elisa, 3.

As amigas foram pela primeira vez com os filhos até o local. “Estamos aproveitando as férias e a programação que eles estão tendo para as crianças conhecerem. É muito importante esse contato com o espaço e com outras crianças”, afirmou Lara.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: