X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2024
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNA AUTOMOTOR
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C RECIFE
  • COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS COLUNISTAS Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA Campeonato Carioca Tabela do Campeonato Carioca TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento Tribuna Folia FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 26°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

“Brechó chique atrai quem quer autenticidade”

Sustentabilidade é um dos pilares do crescimento dos brechós de luxo e da moda de segunda mão

foto autor
Jonathas Gomes, do jornal A Tribuna
29/08/2023 - 12:15 • Atualizada em 06/09/2023 às 19:40

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem “Brechó chique atrai quem quer autenticidade”
O head de estilo da plataforma de artigos seminovos de alto luxo Cansei Vendi, Arlindo Grund, frisa que, ao consumir em plataforma de luxo de segunda mão, a pessoa acaba contribuindo também para o futuro do planeta. “Existe uma mensagem social atrelada a esse tipo de mercado” |  Foto: © Divulgação

As reflexões em torno da sustentabilidade impulsionam o crescimento dos brechós de luxo de segunda mão. O cenário tem, ainda, um aliado forte: o desejo do público em construir uma imagem pessoal autêntica.

Em entrevista ao jornal A Tribuna, o head de estilo da plataforma de artigos seminovos de alto luxo Cansei Vendi, Arlindo Grund, analisa as transformações da moda de luxo “second hand” e aponta perspectivas futuras desse cenário. 

Leia mais sobre Cidades

A Tribuna –  Qual é o panorama da moda de segunda mão como um mercado de luxo no antes e no depois da pandemia? 

Arlindo Grund –  Como consumidor de peças e de itens de luxo de segunda mão, posso te atestar que esse é um movimento que já existia há muito tempo, mas, com a pandemia, as pessoas começaram a buscar mais autenticidade para o seu estilo e mais originalidade para a sua marca pessoal. Eu tenho percebido isso de uma maneira muito latente. 

Quando as pessoas se deparam com a quantidade de possibilidades que têm à disposição, acabam se encantando e entendendo que aquela peça que, às vezes, está na loja por um preço inacessível, na plataforma de segunda mão vai estar por um preço mais acessível.

- Há preconceito com peças usadas?

Na nossa cultura, consumir moda de segunda mão não é um costume. Eu adoro brechó. Adoro pegar peças que o meu pai não usa mais e montar, hoje, algo que tem a ver com o meu estilo. Tenho peças raríssimas que garimpei em brechó. 

As redes sociais fizeram as pessoas começarem a enxergar novas possibilidades de consumir moda. Os brechós de luxo atraem quem busca autenticidade e o principal alicerce é a moda circular e a sustentabilidade. Ao consumir em plataforma de luxo, você acaba contribuindo também para o futuro do planeta. Existe uma mensagem social atrelada a esse tipo de mercado. 

- Muitas grifes lançam algumas coleções com marcas mais populares. Isso tende a se tornar mais comum? 

Muitas marcas precisam mostrar a sua função social e o que elas estão fazendo para o futuro do planeta. Então, com isso, estão pegando tecidos parados do estoque para determinadas colaborações. Isso é um movimento que está acontecendo desde a marca de luxo até o fashion.

- Quais são as perspectivas futuras para esse mercado?

As grifes sempre estão olhando para o que é novo. Para as gerações futuras, acho que as pessoas já não terão mais o pensamento de que: “Ah, estou comprando uma roupa em brechó e ela vem com a energia da outra pessoa”.


Novo comportamento

Custo menor

Imagem ilustrativa da imagem “Brechó chique atrai quem quer autenticidade”
|  Foto: Leone Iglesias/AT

Depois de uma temporada na Alemanha, em 2016, a proprietária do brechó de luxo Desapegue, Júlia Bottecchia, 30, percebeu novos comportamentos do consumo de moda. 

O guarda-roupa lotado, com roupas que já não faziam sentido para ela, era o que ela precisava para entrar no mercado de “second hand”. 

Ela explica alguns dos principais motivos para a procura pelas peças de segunda mão. 

“Vemos o aumento da procura por diversos fatores. O primeiro, de fato, é o preço. São peças que custam até 50% a menos do que a nova. Além disso, são únicas. Em lojas convencionais, veremos sempre as mesmas coisas. No brechó, é possível ver mais autêntico”.


Grifes fazem até cadastro para selecionar clientes

Imagem ilustrativa da imagem “Brechó chique atrai quem quer autenticidade”
Loja de roupas: exclusividade |  Foto: Pexels

A exclusividade do mercado de luxo é tão grande que algumas grifes fazem até cadastro para oferecer produtos apenas para clientes selecionados. O método fortalece o status da marca e atrai clientes de alto poder aquisitivo, diz especialista.

A seleção de clientes é polêmica. Uma brasileira já recebeu até recusa ao tentar comprar uma bolsa modelo Kelly da luxuosa Maison Hermès, em Paris, na França. 

A brasileira contou ao jornal Folha de São Paulo que a estratégia utilizada pela marca de luxo foi dizer que a bolsa estava em falta. Na terceira tentativa de compra, no Caribe, ela conseguiu comprar o item, que custou, em média, R$ 17 mil. 

A professora Marielle Vasconcellos Monjardim, do curso de Design de Moda da Faesa, conta que há diversas estratégias da psicologia do consumo por trás das marcas de luxo, como, por exemplo, o lançamento de edições limitadas e a seleção de clientes para eventos e experiências exclusivas. 

“As marcas de luxo criam uma série de estratégias para alcançar a percepção de exclusividade, com eventos e experiências exclusivas para enfatizar a escassez. As marcas organizam, por exemplo, exibições privadas, desfiles ou festas exclusivas para as quais apenas pessoas selecionadas são convidadas”.

Os clientes com acesso à exclusividade se sentem pertencentes a um grupo privilegiado, principalmente ao adquirirem edições limitadas de produtos. “Isso cria um certo orgulho e status para quem as possui”, explica a professora.


Entenda

Mercado de luxo

O mercado de luxo é um segmento de produtos de alto valor agregado, voltados para um público com poder aquisitivo elevado. Tradição, design sofisticado, inovação e exclusividade estão entre os pilares do luxo.

Na moda, a França e a Itália são os países com as marcas de luxo mais valiosas do mundo. Chanel, Louis Vuitton, Gucci, Prada e Hermès estão entre as principais.

As marcas de luxo criam uma série de estratégias para alcançar a percepção de exclusividade. O lançamento de edições limitadas, por exemplo, gera um certo orgulho e status para quem as possui. Essa é uma das principais estratégias da psicologia do consumo para tornar a marca mais desejável.

Em 2022, as vendas do mercado de luxo brasileiro cresceram 50%, em relação a 2021. O comércio eletrônico foi o principal responsável por esse crescimento.

Especialistas apontam que a pandemia mudou o comportamento em relação ao consumo de roupas e favoreceu o crescimento da moda de luxo de segunda mão. 

As coleções de colaboração entre as grifes e as marcas esportivas, como a Adidas e a Nike, estão em alta.  

Fonte: Associação Brasileira das Empresas de Luxo (Abrael) e especialistas consultados.


Análise

“Alternativas para minimizar os impactos da indústria”

Imagem ilustrativa da imagem “Brechó chique atrai quem quer autenticidade”
Janaína Gurgel, consultora de imagem profissional |  Foto: Acervo pessoal

“A principal macrotendência que vem ditando regra para o crescimento para o mercado de 'second hand' é a sustentabilidade. 

A indústria da moda é a segunda que mais polui no mundo, e, por isso, surgiu a necessidade global de encontrar alternativas para minimizar seus impactos. 

Os três principais pilares para combater o problema são: utilizar materiais biodegradáveis e processos menos poluentes, reduzir o consumo e reutilizar peças já existentes. 

Visando o futuro desse negócio promissor, muitas marcas esportivas têm lançado collabs (colaboração) com grifes, para produzirem peças exclusivas que se tornarão fruto de desejo e raridade dentro do mercado de second hand.

Recentemente, marcas como Gucci & Adidas, Tiffany & Nike, Reebok x Pyer Moss, fizeram colaborações de sucesso. Elas trazem benefícios para os dois lados.

Aderir ao mercado de second hand, significa manter itens de luxo em circulação, estendendo o tempo de vida de cada peça e contribuindo para a economia sustentável no Brasil.”

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Janaína Gurgel, consultora de imagem profissional

CIDADES

Moda de segunda mão ganha o mercado de luxo

Janaína Gurgel, consultora de imagem profissional

CIDADES

Homem aluga carro em 2019, não devolve e é preso com arma no Sul do ES

Janaína Gurgel, consultora de imagem profissional

CIDADES

Governo estuda uma nova concessão da Terceira Ponte

Janaína Gurgel, consultora de imagem profissional

CIDADES

Multas na Serra devem ser pagas mesmo com fiscalização suspensa

Ícone tags Tags brechó. Grifes moda moda de luxo Roupas tendência tendência de moda vestuário
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Campeonato Carioca Tabela do Campeonato Carioca Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Tribuna Folia Famosos Agenda Cultural Entre Pratos & Vinhos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Campeonato Carioca Tabela do Campeonato Carioca Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Tribuna Folia Famosos Agenda Cultural Entre Pratos & Vinhos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM