Bloco e shows marcam Dia da Consciência Negra
Programação cultural de Norte a Sul do Estado começa hoje e vai até o próximo dia 30 com diversas atividades gratuitas
Escute essa reportagem
Luta, resistência e uma extensa programação cultural marcam o Dia da Consciência Negra, comemorado hoje em todo Brasil. Pela primeira vez, a data será feriado nacional, o que possibilita a realização de diversas atividades gratuitas pelo Estado.
O Museu Capixaba do Negro (Mucane), no centro da capital, vai receber o 4º Festival de Cultura Negra, que tem entre as atrações o bloco Afrokizomba.
O conjunto prepara um repertório que mostra a diversidade musical afro-brasileira através de ritmos como pagodão, samba-reggae e ijexá.
“Fazer parte desse evento é importante para somarmos forças e mostrar para o mundo que a juventude negra não só resiste, como existe e está produzindo arte. Além de clássicos, nós tocamos músicas autorais”, conta Douglas Santhos, integrante do Afrokizomba.
O evento acontece no ponto de chegada da 17ª Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra, realizada pelo Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes). A concentração acontece às 14h, na Casa Porto das Artes Plásticas.
“Nosso tema esse ano é 'Movida pela raiva e pelo amor. Pra mim oficial não é senhor', um verso de música da dupla Tasha e Tracie. É uma crítica direta às violências sofridas pela população negra nas periferias. Essa luta também perpassa pelos corpos das mulheres negras, mães”, conta Emanuella Gonçalo, uma das mulheres à frente do ato.
O centro de Vitória ainda vai ferver com muito samba rolando na quadra da Unidos da Piedade. No sábado, o Mucane será palco do show de Elaine Augusta, e nomes como Afronta MC e Vegano MC vão agitar o Museu de Arte do Espírito Santo.
Atividades culturais também serão realizadas na Serra, Vila Velha, Viana, Colatina, Alegre, Vila Pavão, São Mateus e Linhares.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Vitória
Hoje
Unidos da Piedade: Festa “Feijoada no Quilombo”, 12h, na quadra da escola de samba, localizada no centro de Vitória. Com Movimento Samba Itinerante e Bateria Ritmo Forte. Entrada gratuita.
Museu Capixaba do Negro: Às 18h, o Mucane, no centro de Vitória, será palco do 4º Festival de Cultura Negra, com apresentações de Bloco Afrokizomba, batalha de rima do Coletivo Território Cultural, Slam Rosa Flor e DJ Smook. O evento acontece no ponto de chegada da 17ª Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra, que terá concentração às 14h, na Casa Porto das Artes Plásticas. Grátis.
A Oca: O restaurante do Centro terá apresentações de clássicos da MPB em dois horários: Mallu canta às 12h e Ariel Morena às 20h. Couvert: R$ 15.
Sexta-feira
das 13h às 20h, acontece a 2ª Jornada Antirracista da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Com o tema “Juventude Negra Viva”, a programação conta com apresentações artísticas e culturais e oficinas. Inscrições gratuitas, no sympla.com.br.
Sábado
Museu de Arte do Espírito Santo: Das 16h às 19h30, acontece o “Maes Tons Edição CRJ”. Será no auditório do museu localizado no centro de Vitória, com shows de Kael Santana, DJ Úrsula, Afronta MC, Potira, Thay, Liz, Vegano MC, Elzóy, Efige, Cypher São Pedro e Jodizz. Grátis.
Museu Capixaba do Negro: Às 17h, a cantora Elaine Augusta apresenta o show “Meu Santo Samba”. Entrada gratuita.
Dia 27/11
Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim: Às 9h30, o espaço no centro de Vitória, será palco de uma edição especial do círculo de leitura do projeto “Viagem pela Literatura”. O evento contará com a presença da escritora Noélia Miranda, professora e mestra em Educação, autora de obras significativas na literatura afro-brasileira e indígena. Grátis.
Serra
Hoje, das 8h às 12h, capoeira, congo, performances artísticas e sarau. Três ônibus sairão da Igreja Matriz de Serra-Sede rumo ao evento. Grátis.
Sexta-feira, 13h, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus do Ifes da Serra promoverá um evento dedicado à Semana da Consciência Negra, com uma série de atividades, incluindo mesa-redonda, cineclube e oficinas.
Dia 27, 18h, palestra no auditório da Secretaria da Educação da Serra sobre os avanços das políticas de igualdade racial na Serra. Grátis.
Dia 29, das 18h às 21h30, haverá o “Baile de Favela” no CMJ de Jardim Carapina. Entrada gratuita.
Dia 30, das 14h às 21h, 2ª Feira Afroempreendedora, na Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe.
Vila Velha
Hoje, às 18h, o Baze Club, em Itapuã, recebe o lançamento do livro “Onde se vê música: o lugar do videoclipe de rap do Espírito Santo”, de Luiz Eduardo Neves. O evento receberá o DJ Jader Mansano e bate-papo. Entrada franca. Preço do exemplar: R$ 50.
Cariacica
Nesta quinta-feira (21), o campus do Ifes de Cariacica, em Itacibá, realiza atividades que incluem mesa-redonda e lançamento de livros. Grátis.
Viana
Hoje, 9h30, o Espaço Cultural Kasa Raiz, em Marcílio de Noronha, vai receber o “Dia de Aquilombar – Periferia é Quilombo”. Com gastronomia, exibição de curta, roda de conversa, apresentações musicais de ritmos afro-brasileiros e recitais de poesia. Entrada gratuita.
Alegre
Amanhã, 8h, o campus do Ifes de Alegre promove a 7ª Conferência da Consciência Negra, intitulada “Bora Papiá”. A programação conta com palestras e apresentação do grupo Bate-Flecha São Sebastião. Grátis.
Sábado e domingo, a partir das 6h, acontece a 35ª edição do Encontro de Bate-Flecha. Rua Leandro Machado, Morro do Querosene. Grátis.
Colatina
Hoje, às 15h, haverá programação cultural na Área Verde da Avenida Beira Rio. Com Capoeira e maculelê com o grupo Nação Malungos às 16h, oficina de percussão às 17h, Monique Rocha às 20h e Rastaclone às 22h. Entrada gratuita.
Vila Pavão
De sexta a domingo, o Cultura em Toda Parte 2024 chega com diversas atrações que celebram o Dia da Consciência Negra. As atividades gratuitas vão acontecer na Praça do Colono.
Sexta: Grupo Senzala de Vila Pavão (capoeira) às 18h e show “Coração Brasileiro”, de Thiago Alves, 19h.
Sábado: Mask (poesia e rima) às 18h30, Grupo Ayo - Alma Ancestral (dança) às 19h.
Domingo: Planeta Contos - Contos Afro-brasileiros (contação de história) às 16h, sarau Viva Zumbi com Suely Bispo às 17h, Grupo Zacimba (música) às 18h e show “Bar”, de Janderson Silva, às 19h.
São Mateus
Hoje, 9h, será feita a transferência simbólica da Capital do Estado para São Mateus pelo governador Renato Casagrande, em um ato histórico em celebração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A programação, que acontece na Praça São Benedito, tem início às 8h e terá atividades culturais, como capoeira, Reis de Boi Mestre Valdenir, feira de afroempreendedoras, exposição fotográfica e show. Grátis.
Linhares
Amanhã e sexta-feira, o campus do Ifes de Linhares sediará a Jornada da Integração 2024. Na programação, atividades como oficinas, desfile de estética afro, roda de conversa e exibição do documentário. Grátis.
Comentários