X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Blitze da Guarda de Vitória: mais de 500 multados após recusar teste do bafômetro

Foram 554 recusas de motoristas em 2024. Eles foram multados em blitze feitas na capital, por indicativos de embriaguez ao volante


Ouvir

Escute essa reportagem

O teste do etilômetro, o famoso bafômetro, é a principal ferramenta para apontar se um motorista bebeu ou não antes de assumir o volante. Ser flagrado nessa condição é uma infração gravíssima, além de ser crime.

Somente em 2024, 554 motoristas se recusaram a fazer o teste e foram multados em blitze da Guarda Civil de Vitória.

As recusas aconteceram após um guarda solicitar, durante fiscalização, que o teste fosse realizado. Apesar de parecer uma “saída simples”, a atitude tem implicações para o condutor.

“Se recusar a realizar o teste é uma infração gravíssima. A punição prevê ainda multa de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado, que possa conduzir o veículo e leva-lo ao destino”, explicou Charles De Marchi, coordenador do Grupo Tático Operacional (GTO) da Guarda de Vitória.

Além disso, mesmo que o condutor se recuse a realizar o teste, ele poderá ser enquadrado no crime de embriaguez ao volante, caso haja indicativos de que ele bebeu.

“Se o condutor tiver pelo menos dois sinais de embriaguez, como fala arrastada, olhos avermelhados, odor etílico, conversa desconexa, entre outros, é possível configurar a embriaguez sem o teste etílico”, disse Charles De Marchi.

Nesse caso, um auto de constatação de alcoolemia será confeccionado, atestando os sinais e configurando crime de embriaguez na direção de veículo automotor.

Imagem ilustrativa da imagem Blitze da Guarda de Vitória: mais de 500 multados após recusar teste do bafômetro
As ações da Guarda Civil Municipal de Vitória estão intensificadas desde 26 de dezembro do ano passado e vão até o dia 5 de março deste ano |  Foto: Divulgação/ Guarda Civil de Vitória

“Esse motorista será conduzido para a delegacia onde ele pode ser detido e liberado somente após pagamento de fiança”, explicou Charles.

As ações da Guarda Civil Municipal de Vitória estão intensificadas desde 26 de dezembro do ano passado e vão até 5 de março próximo. Nesse período, o órgão prevê a realização de 101 ações de fiscalização e de conscientização.

“A Operação Verão-Vix consiste em um planejamento específico para promover a segurança dos moradores e turistas da capital durante o verão, época de maior movimentação”, disse o coordenador do Grupo Tático Operacional (GTO) da Guarda de Vitória.

Você sabia?

Dirigir embriagado é infração gravíssima e crime, com consequências que vão além da multa e perda de pontos na CNH. Recusar-se a fazer o teste do etilômetro também é uma infração gravíssima.

Saiba mais

Recusa no teste do bafômetro

Recusar-se a fazer o teste do bafômetro é uma infração de trânsito.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a recusa é uma infração gravíssima com perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A punição prevê ainda multa valor de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado.

Em 2024, 554 condutores se negaram a realizar o teste do bafômetro em ações de fiscalização da Guarda Civil Municipal da capital.

Crime

Imagem ilustrativa da imagem Blitze da Guarda de Vitória: mais de 500 multados após recusar teste do bafômetro
Operação no centro de Vitória |  Foto: Divulgação/ Guarda Civil de Vitória

Mesmo que o condutor se recuse, ele poderá ser enquadrado no crime de embriaguez ao volante se houver indicativos de que ele bebeu.

Ele poderá ser enquadrado se forem constatados pelo menos dois sinais de embriaguez, entre eles fala arrastada, olhos avermelhados, odor etílico, conversa desconexa, entre outros.

Um auto de constatação de alcoolemia será confeccionado, atestando os sinais e configurando crime de embriaguez na direção de veículo automotor.

O motorista será conduzido para a delegacia, onde pode ser detido e liberado somente após o pagamento de fiança.

Se beber, não dirija

O álcool prejudica o reflexo, ou seja, a tomada de decisões, antes mesmo dos sinais físicos aparecerem. Ou seja, “só uma dose” já causa efeitos negativos na condução de veículos. Saia de casa de ônibus, táxi ou de carro de aplicativo nessas situações. Não apenas por medo de uma multa, mas para preservar a sua segurança, a dos seus caronas, passageiros e dos outros condutores. Cumprir a legislação é fundamental para garantir a segurança no trânsito e salvar vidas”, reforçou Charles De Marchi, coordenador do Grupo Tático Operacional (GTO) da Guarda de Vitória.

Imagem ilustrativa da imagem Blitze da Guarda de Vitória: mais de 500 multados após recusar teste do bafômetro

Operação Verão-Vix

Consiste em um planejamento específico para promover a segurança de moradores e turistas da capital durante o verão de 2025.

A Operação Verão-Vix teve início em 26 de dezembro e vai até 5 de março (Quarta-feira de Cinzas).

O planejamento conta com atuações em toda a capital, apesar de maior atenção para as orlas com grande circulação de pessoas e veículos. Dessa vez, o foco principal será a segurança no trânsito.

Ao todo, serão 101 fiscalizações da Guarda Civil Municipal de Vitória distribuídas pela cidade ao longo da Operação Verão-Vix. As blitze serão distribuídas de forma estratégica e não serão apenas nos finais de semana.

Imagem ilustrativa da imagem Blitze da Guarda de Vitória: mais de 500 multados após recusar teste do bafômetro
Fiscalização da Guarda Civil |  Foto: Divulgação/ Guarda Civil de Vitória

Educação no trânsito

Paralelas às ações de fiscalizações, a Equipe da Guarda Cidadã, da Gerência de Formação e Atenção Psicossocial (Gfap) levará informações para o público em geral, com o objetivo de educar de forma acessível sobre as regras e boas práticas no trânsito.

Ao todo, serão 28 intervenções educativas junto à comunidade, um público que vai das crianças aos adultos, levando de forma lúdica e atrativa a educação para o trânsito.

Arena da Vida

Outra frente de educação para o trânsito é a Arena de Verão 2025, localizada na Praia de Camburi, que contará com grande palco para shows, arena multiuso para práticas esportivas, praça de alimentação, salas de serviços da Prefeitura de Vitória, banheiros e espaços adaptados para pessoas com deficiência.

Tanto a fiscalização quanto a educação no trânsito convergem para uma só proposta, que é trazer respeito no trânsito.

O objetivo é orientar o condutor a fazer o uso responsável do veículo, incentivar o uso de caronas para diminuir a quantidade de veículos, entre outros.

Fonte: Guarda Civil de Vitória.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: