Artista capixaba expõe em feira de arte no Louvre em Paris
Obras da ceramista Bianca Vidal já foram apresentadas em Berlim e devem seguir para a Finlândia
Escute essa reportagem
A ceramista capixaba Bianca Vidal, de 44 anos, apresentou suas esculturas na Feira Internacional de Arte Contemporânea, realizada no Carrousel do Louvre, em Paris. Foi a primeira vez que a artista participou do circuito com as peças da coleção "Universo Particular".
Quatro esculturas assinadas por Vidal foram exibidas na capital francesa, todas criadas utilizando a técnica Saggar, em que a queima de lenha é feita em um forno de buraco. Cada peça é única e foi desenvolvida pela ceramista em seu ateliê, localizado em Guarapari, Espírito Santo.
Em agosto, uma outra coleção de cerâmica de Vidal, intitulada "Reflexos da Alma", participou de uma exposição em Berlim, Alemanha. As obras dessa série foram confeccionadas em argila e queimadas em um forno à lenha chamado Anagama, que pode atingir temperaturas de até 1.300ºC. Ainda este ano, novas peças da mesma coleção serão enviadas para uma exposição na Finlândia, marcada para novembro.
A participação na feira em Paris já trouxe novos convites à ceramista para futuras exposições. "Vou continuar na missão de compartilhar arte", declarou Vidal.
Exposição
A Feira Internacional de Arte Contemporânea contou com a presença de 60 galerias de arte de diversas partes do mundo. A AVA Galeria, que organizou a participação brasileira, apresentou obras de 22 artistas brasileiros e sete finlandeses, abrangendo pinturas, cerâmicas e gravuras.
De acordo com Edson Cardoso, curador da AVA Galeria, o objetivo é dar visibilidade ao talento dos artistas brasileiros e conectá-los ao mercado mundial de arte. Cardoso tem mais de 40 anos de experiência na área, sendo 20 anos como curador, e já atua no Carrousel do Louvre há mais de 12 anos, além de trabalhar com galerias em Nova York, Japão, Portugal, Espanha, Finlândia, Alemanha, Inglaterra, entre outros países.
Comentários