X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Aplicativo vai enviar notificação para aparelho roubado a partir deste mês

Celular Seguro permite que o usuário cadastre seu número na ferramenta por meio de site ou aplicativo os sistemas Android e IOS


Ouvir

Escute essa reportagem

O governo federal iniciará, nos próximos dias, o envio de notificações por aplicativos de mensagem e SMS para celulares roubados ou furtados que forem ativados com uma nova linha telefônica. Essa medida faz parte de uma nova funcionalidade do Celular Seguro, programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Agora, quando acionado, o aplicativo também registrará o IMEI —número de registro único de cada aparelho— no cadastro nacional de celulares furtados e roubados. Assim, a pessoa que ativar um novo chip em um aparelho com registro de furto ou roubo será notificada para comparecer a uma delegacia e devolver o celular.

Quem não realizar a devolução poderá responder por crime, a depender da investigação policial.

Recentemente, o presidente Lula (PT) disse que não permitirá que o Brasil se torne uma "república de ladrão de celular", durante evento no Ceará. De acordo com fontes do Ministério da Justiça, a solicitação para implementação da notificação partiu do próprio presidente após conhecer o modelo do Piauí, que funciona de maneira similar.

A nova funcionalidade foi divulgada em agosto do ano passado, mas começará a operar efetivamente neste mês. A iniciativa está sendo conduzida por Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do Ministério da Justiça.

A pasta vem desenvolvendo medidas para combater roubos e furtos de celulares. Uma delas foi o envio ao Planalto de um projeto de lei que propõe o aumento da pena para o crime de receptação de celulares, podendo chegar a até 12 anos de prisão.

Lançado em dezembro de 2023, o Celular Seguro permite que o usuário cadastre seu número na ferramenta por meio de site ou aplicativo disponível para os sistemas Android e IOS (iPhone). Em caso de furto, roubo ou perda, a própria vítima pode acessar a conta no programa e efetuar o bloqueio do aparelho e de aplicativos financeiros. Mais de 2,5 milhões de pessoas já se cadastraram.

No momento do cadastro, também é possível indicar "pessoas de confiança", que poderão disparar o alerta em caso de impossibilidade da realização da ação pelo titular da conta.

Para viabilizar essa medida, o Ministério da Justiça firmou uma parceria com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e as operadoras. O objetivo principal dessa nova funcionalidade é combater o mercado ilegal de celulares, que frequentemente se abastece de aparelhos roubados ou furtados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: