X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Apagão deixa moradores seis dias sem internet em Vitória

Perda do sinal no bairro Jardim da Penha, na capital, começou no sábado e se arrastou até esta quinta-feira, prejudicando moradores e comerciantes


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Apagão deixa moradores seis dias sem internet em Vitória
Lola Belga e Tânia Higa passaram aperto nos últimos dias com a falta de internet, mudando totalmente a rotina |  Foto: Leone Iglesias/ AT

Durante seis dias, a corretora de imóveis Lola Belga, de 61 anos, perdeu as contas de quantas ligações foram feitas para tentar restabelecer o serviço de internet fixa de sua casa, no bairro Jardim da Penha, em Vitória.

A perda do sinal, segundo ela, começou no sábado passado e se arrastou até ontem, com uma série de prejuízos. “Cada vez que eu ligava para a operadora, eles davam um prazo diferente para resolver. Eu não consegui trabalhar direito, mas para meu filho, que dá aulas on-line, foi ainda pior. Ele chegou a desmarcar com alunos”.

Assim como Lola, vários moradores da região, que têm internet da Vivo, ficaram dias seguidos sem sinal de internet. Ontem, mesmo com o sinal restabelecido, alguns moradores disseram que estava abaixo da velocidade contratada.

O engenheiro Guilherme Figueiredo, de 36 anos, também relatou o sufoco com a falta da internet, já que trabalha de home office.

“Isso prejudicou minha rotina. Justamente por usar muito, eu pago um plano de maior velocidade. Com o problema durante a semana, tive que usar a internet do celular para conectar o computador”.

Segundo ele, a insatisfação cresceu por causa das diversas tentativas de contato pelo telefone de atendimento. “Marcaram uma visita técnica para última segunda feira, mas a equipe não veio. Eles me davam um prazo novo a cada ligação para retomar o serviço, mas não eram cumpridos”.

A autônoma Tânia Higa, de 63 anos, também passou aperto nos últimos dias com a falta de internet. “Meu marido e minha filha estavam fora do País, meu filho no Rio de Janeiro e meus pais na Bahia. Sempre nos falávamos pelo WhatsApp, mas, sem internet, o jeito foi voltar para as ligações. A conta vai vir cara”.

Mas a dificuldade não parou por aí. Ela contou que em alguns momentos teve de ir para estabelecimentos que tinham wi-fi para resolver algumas situações e, ontem, fez algo que não fazia há alguns anos: ir presencialmente pagar contas em uma agência bancária.

“Essa semana percebemos como estamos reféns da internet. Passei o feriado sem poder assistir filmes e séries, por exemplo”, lembrou.

Sobre os problemas relatados nos últimos dias por parte dos moradores do bairro, a Vivo informou que enviará equipe técnica ao endereço citado pela reportagem para testes e avaliação da rede.

Queixas

O coordenador-geral da Associação de Moradores de Jardim da Penha, Angelo Delcaro, disse que são frequentes nos grupos do bairro as queixas com relação a reiteradas ausências de sinal de internet.

“Como a internet hoje é um serviço considerado essencial, sempre há prejuízo não só para moradores, mas também para o comércio, que precisa do serviço para rede de entregas e de pagamentos”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: