X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Aos 16 anos, pianista ganha concurso e vai à Europa

Estevão Medeiros Gomes faturou uma bolsa para a Academia Franz Liszt, na Hungria, reconhecida por formar grandes artistas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Aos 16 anos, pianista ganha concurso e vai à Europa
Nascido na Serra, onde mora até hoje, Estevão iniciou sua trajetória com o piano aos 9 anos |  Foto: Fábio Nunes/AT

O jovem Estevão Medeiros Gomes, de 16 anos, teve seu primeiro contato com a música quando começou a manusear um teclado que o pai não tocava mais, porque o professor havia parado de dar aulas.

Notando seu talento, a mãe o matriculou em uma escola de música e hoje o capixaba brilha com mais de 30 prêmios nacionais e internacionais.

Ele também conquistou o primeiro lugar no concurso Prelúdio 2024, da TV Cultura, que nomeia os melhores jovens do País na música clássica. Como recompensa pela sua dedicação e talento, o estudante agora tem uma bolsa para a Academia Franz Liszt, em Budapeste, Hungria, que é reconhecida por formar grandes artistas.

Estevão conta que a paixão pela música erudita foi algo inesperado. “Eu cresci numa periferia, geralmente não há influência desse tipo de música quando você é criança. Quando escutei uma música do Beethoven achei muito linda e me interessei em aprender mais”, conta.

Nascido na Serra, onde mora até hoje, Estevão iniciou sua trajetória com o piano aos 9 anos de idade e, aos 16, segue realizando sonhos através da paixão pela música e pelo instrumento.

Cristina Medeiros, mãe de Estevão, conta que o talento veio do filho e que a família o colocou na escola de música para aprimorar.

“Ele amou. Ele fazia os deveres com gosto. Era como se o piano fosse um amigo dele. E ele realmente gostava de música erudita. Isso não veio da gente. A gente ouvia mais música evangélica”, conta a mãe do jovem.

Dedicação

Professora de música de Estevão, Janne Gonçalves conta que foi necessária muita dedicação por parte do pianista.

“A gente começou um trabalho bem técnico, bem específico, e estimulando ele a fazer concursos no mundo todo. Ele realmente é muito dedicado, você manda fazer, ele se dedica, estuda bastante”, conta Janne.

A professora conta que em 20 edições do concurso Prelúdio, Estevão foi o primeiro capixaba a vencer. “É um nível muito alto. E ele concorreu com pessoas adultas”, afirma a professora do pianista.

“Aprender com as críticas”

O pianista Estevão Medeiros Gomes, 16 anos, conversou com a reportagem de A Tribuna. Ele, que mora na Serra e estuda piano desde os 9 anos, ganhou uma bolsa para a Academia Franz Liszt, em Budapeste, Hungria.

A Tribuna Como você se sente por ter vencido o concurso?

Estevão Medeiros Gomes Eu me sinto muito feliz, emocionado e grato a todas as pessoas que estiveram comigo até aqui.

Quantos candidatos você enfrentou?

Foram 200 candidatos na fase eliminatória e 16 selecionados para participar do programa.

Quando você vai para Budapeste, na Hungria?

Provavelmente, em setembro do ano que vem.

Qual sua expectativa para quando chegar na Europa para estudar?

É uma academia muito reconhecida e muito prestigiada na Europa. Vou tentar aproveitar o máximo possível, participar de festivais.

Seu primeiro contato com a música ocorreu de qual forma?

Eu tinha de 8 a 9 anos e meu pai comprou um teclado para ele, mas o professor não pôde dar aulas.

Eu comecei a fazer sons com as mãos e aí minha mãe me colocou na Escola de Música Gabriel Camargo, onde estudo desde os 9 anos de idade.

Qual o conselho que você dá para jovens da sua idade que têm um sonho?

Se esforce naquilo que você sonha. Não importa se tem situações ou pessoas que colocam você para baixo, ou se há situações de injustiça. São apenas momentos, apenas um degrau. É importante aprender com as críticas e melhorar em tudo o que se faz.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: