X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Alimentos que podem causar câncer no intestino

Consumir em excesso carnes vermelhas, processadas e churrasco pode desencadear a doença, segundo médicos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Alimentos que podem causar câncer no intestino
Felipe Mustafa alerta para risco com o baixo consumo de fibras |  Foto: Douglas Schneider / AT

O câncer de intestino é um dos mais incidentes no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) em 2023, o Espírito Santo terá 610 novos casos da doença, que também é conhecida como câncer colorretal ou de cólon e reto.

Segundo médicos, esse tipo de câncer está relacionado a hábitos de vida não saudáveis, como consumo elevado de alimentos que podem aumentar o risco de causar a doença. O excesso de carnes vermelhas, processadas e churrasco são alguns dos exemplos que podem desencadear a doença, a mesma que as cantorasPreta Gil e Simony estão tratando.

Veja mais notícias sobre Cidades aqui

As duas protagonizaram uma cena emocionante nesta semana e foram assunto nas redes sociais depois de um encontro no hospital em que fazem tratamento, em São Paulo.

“A causa do câncer colorretal é multifatorial. Destacamos dietas ricas em carne vermelha, baixo consumo de fibras e o uso excessivo de álcool, além do sedentarismo como fatores que aumentam o risco da doença. Compostos como nitritos e nitrosaminas presentes na carne vermelha favorecem a formação de substâncias cancerígenas no aparelho digestivo”, explica o cirurgião do aparelho digestivo Felipe Mustafa.

Presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e salame de peru, que são as carnes processadas, também podem aumentar a chance de desenvolver câncer, segundo a oncologista clínica Caroline Secatto, do Ellas Oncologia.

“Carnes processadas e churrasco podem aumentar as chances assim como uma dieta pobre em fibras. O ideal é não comer, mas sabemos que a carne vermelha, por exemplo, faz parte da nossa alimentação e é rica em muitos nutrientes. O problema nesse caso é o excesso. Uma dieta rica em carne vermelha pode trazer um desequilíbrio e o aumento no risco do câncer e de outras doenças”, destaca.

Mas a médica enfatiza que alimentos processados não devem entrar na dieta. “Esse tipo de alimento não pode estar na rotina. O que se deve fazer é incluir mais fibras na nossa alimentação para prevenir o câncer”.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), ingestão de fibras, de 25 a 30 gramas por dia, frutas e verduras são alguns hábitos que ajudam na prevenção.

Há ainda os exames preventivos a partir dos 45 anos para quem não tem histórico familiar ou algum sintoma da doença, como perda de peso, sangramento nas fezes e alteração do hábito intestinal.

  • Câmera 1/4
    1 Carnes vermelhas Compostos como nitritos e nitrosaminas presentes na carne vermelha favorecem à formação de substâncias cancerígenas no aparelho digestivo e esse acúmulo pode causar câncer de intestino ao longo do tempo. O correto é limitar o consumo de carne vermelha a 500 gramas por semana.
    Fullscreen
  • Câmera 2/4
    2 Churrasco A forma de preparo das carnes também é importante para prevenir o câncer, e as melhores formas de preparo são assada, cozida e ensopada. As temperaturas muito elevadas utilizadas para preparar as carnes de forma frita ou grelhada, assim como a fumaça do churrasco, formam compostos químicos que são cancerígenos e aderem à superfície das carnes.
    Fullscreen
  • Câmera 3/4
    3 Carnes processadas Presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e salame de peru podem aumentar a chance de desenvolver câncer. As substâncias presentes na fumaça do processo de defumação, os conservantes (como os nitritos e nitratos) e o sal podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto).
    Fullscreen
  • Câmera 4/4
    4 Ultraprocessados São produtos prontos para consumir ou aquecer, como lasanhas, salgadinhos, biscoitos, alimentos do tipo fast-food e bebidas açucaradas. Esses alimentos têm elevadas quantidades de açúcar, gordura, sal e calorias e, ainda, promovem o excesso de peso que aumenta a chance de desenvolver câncer.
    Fullscreen
  • Alimentos que podem causar câncer no intestino
  • Alimentos que podem causar câncer no intestino
  • Alimentos que podem causar câncer no intestino
  • Alimentos que podem causar câncer no intestino
Alimentos que podem causar câncer no intestino Alimentos que podem causar câncer no intestino Alimentos que podem causar câncer no intestino Alimentos que podem causar câncer no intestino

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: