Academias podem proibir fotos durante os treinos?
Estabelecimentos têm orientado seus alunos a terem mais cuidado ao fotografar ou filmar os treinos, garantindo o convívio no local
Escute essa reportagem
Seja para postar nas redes sociais, divulgar trabalho ou acompanhar a evolução no treino, filmar e fotografar na academia está se tornando um hábito cada vez mais comum.
Mas isso divide opiniões. Algumas academias estão proibindo o uso do celular, enquanto outras escolhem orientar boas práticas.
Recentemente, por exemplo, um proprietário de uma academia na Austrália proibiu tripés em todas as suas unidades.
No Estado, o Conselho Regional de Educação Física do Espírito Santo (Cref-ES) informa que não interfere nesse assunto. A entidade diz também que cada empresa tem autonomia de criar e aplicar suas próprias normas e regulamentos internos.
Apesar disso, algumas academias estão orientando seus alunos a terem mais cuidado.
Coordenadora técnica da academia Razões do Corpo, Bárbara Gomes explica que para garantir o convívio nos espaços comuns e prevenir acidentes foram criadas algumas orientações para os alunos. Uma delas, por exemplo, é observar se as pessoas ao redor estão incomodadas.
“Se a pessoa não estiver confortável, o aluno deve evitar fazer a filmagem naquele momento ou filmar em outro espaço”, explica a coordenadora.
O personal trainer e professor de Educação Física Patrick Paraguassu explica que na Wellness Club não há restrição. É no exterior onde ele enfrenta proibições. Por meio do atendimento on-line, ele realiza treinos para alunos em vários países. “É uma coisa bem comum aqui no Estado. Mas, no exterior, é cheio de placas, tem academia que nem deixa entrar com o celular”.
Após a pandemia, destaca, o uso do celular para o trabalho se tornou parte da profissão. “Aprendemos e nos habituamos a realizar atendimentos on-line. Hoje, qualquer personal produz mídias para postar. Essa é a nossa forma de divulgar o que fazemos”, diz.
Ana Beatriz, 19 anos, está na academia desde março deste ano e considera o celular fundamental no treino. Na sua opinião, proibir o uso traria uma série de prejuízos para a atividade.
“Eu acho bastante essencial o uso de celular na academia. Eu uso ele para acompanhar minha evolução nos treinos e para tirar dúvidas. O professor também me filma e mostra se meu exercício está certo. Não consigo compreender quem proíbe”, diz.
Comentários