X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

153 motoristas multados todo dia por avanço de semáforo no ES

De janeiro até agosto, 37.273 dessas infrações foram cometidas no Estado, sendo a terceira mais comum neste ano


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 153 motoristas multados todo dia por avanço de semáforo no ES
Motoristas ultrapassam sinal vermelho: infração dá 7 pontos na carteira |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

O artigo 208 do Código Brasileiro de Trânsito diz que “avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória” é considerada uma infração gravíssima. No Estado, de janeiro até agosto, 37.273 infrações foram cometidas por condutores, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES).

O número representa uma média de 153 motoristas multados por dia por não respeitarem o semáforo. Essa foi a terceira infração mais cometida em 2023, até o momento.

Leia mais sobre Cidades

A mais cometida é dirigir em velocidade superior à máxima em até 20%, seguida de dirigir em velocidade superior à máxima em mais de 20% até 50%.

Durante o mesmo período do ano passado, foram 36.801 infrações por avançar o sinal vermelho do semáforo. Comparando, este ano foram 472 autuações a mais.

A gerente de Educação de Trânsito do Detran-ES, Teresa Mate, destaca que a infração pode custar sete pontos na CNH, multa de R$ 293,47, além do alto risco de acidente.

Teresa explica ainda que o departamento possui um serviço de apoio às famílias vítimas de acidentes de trânsito, e entre os depoimentos é possível perceber que uma das causas para o avanço de sinal é a pressa.

“Muitas vítimas dizem que achavam que iria dar tempo de atravessar o sinal. Vemos que é mal planejamento mesmo. É como se as pessoas saíssem de casa sem contar que existe o semáforo. Observamos ainda que, na maioria das vezes, esse tipo de acidente não acontece no começo da manhã ou fim da noite, mas quando as vias estão mais livres”, aponta.

O gerente de Operações e Fiscalizações de Trânsito de Vitória, Brunno Xavier, destaca que grande parte dos acidentes de trânsito está relacionada à imprudência do condutor, como avanço do semáforo, excesso de velocidade e uso do celular.

“O avanço de semáforo está muito relacionado ao uso do celular e à distração do condutor ao volante. Muitos acidentes de trânsito são causados pela imprudência do condutor”, ressalta.

Até a próxima segunda-feira ocorre a Semana Nacional de Trânsito. Teresa frisa que o foco da campanha são as escolhas e consequências.

“A escolha de uma pessoa no trânsito pode afetar outras pessoas. O condutor é corresponsável pela vida do outro”.


Infrações

- 37.273 infrações de avanço de sinal vermelho no Estado, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), foram cometidas de janeiro até agosto deste ano.

- A infração é a terceira mais cometida. O número total representa uma média de 153 motoristas multados por dia por avançar o sinal vermelho.

- A infração mais cometida é dirigir em velocidade superior à máxima em até 20%, com 353.683 multas aplicadas. Em seguida, vem dirigir em velocidade superior à máxima em mais de 20% até 50%, com 66.086 multas aplicadas.

Penalidade

O valor da multa por furar o sinal vermelho é R$ 293,47 e 7 pontos na CNH. É considerada uma infração gravíssima.

Mortes

Até agosto deste ano, 543 pessoas já perderam a vida em acidentes de trânsito no Estado, segundo o governo do Estado, ou seja, mais de duas mortes por dia. Além disso, das 543 mortes, 263, ou seja, 48%, envolveram motociclistas.

Fonte: Detran-ES e Sesp.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: