153 motoristas multados todo dia por avanço de semáforo no ES
De janeiro até agosto, 37.273 dessas infrações foram cometidas no Estado, sendo a terceira mais comum neste ano
Escute essa reportagem
O artigo 208 do Código Brasileiro de Trânsito diz que “avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória” é considerada uma infração gravíssima. No Estado, de janeiro até agosto, 37.273 infrações foram cometidas por condutores, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES).
O número representa uma média de 153 motoristas multados por dia por não respeitarem o semáforo. Essa foi a terceira infração mais cometida em 2023, até o momento.
A mais cometida é dirigir em velocidade superior à máxima em até 20%, seguida de dirigir em velocidade superior à máxima em mais de 20% até 50%.
Durante o mesmo período do ano passado, foram 36.801 infrações por avançar o sinal vermelho do semáforo. Comparando, este ano foram 472 autuações a mais.
A gerente de Educação de Trânsito do Detran-ES, Teresa Mate, destaca que a infração pode custar sete pontos na CNH, multa de R$ 293,47, além do alto risco de acidente.
Teresa explica ainda que o departamento possui um serviço de apoio às famílias vítimas de acidentes de trânsito, e entre os depoimentos é possível perceber que uma das causas para o avanço de sinal é a pressa.
“Muitas vítimas dizem que achavam que iria dar tempo de atravessar o sinal. Vemos que é mal planejamento mesmo. É como se as pessoas saíssem de casa sem contar que existe o semáforo. Observamos ainda que, na maioria das vezes, esse tipo de acidente não acontece no começo da manhã ou fim da noite, mas quando as vias estão mais livres”, aponta.
O gerente de Operações e Fiscalizações de Trânsito de Vitória, Brunno Xavier, destaca que grande parte dos acidentes de trânsito está relacionada à imprudência do condutor, como avanço do semáforo, excesso de velocidade e uso do celular.
“O avanço de semáforo está muito relacionado ao uso do celular e à distração do condutor ao volante. Muitos acidentes de trânsito são causados pela imprudência do condutor”, ressalta.
Até a próxima segunda-feira ocorre a Semana Nacional de Trânsito. Teresa frisa que o foco da campanha são as escolhas e consequências.
“A escolha de uma pessoa no trânsito pode afetar outras pessoas. O condutor é corresponsável pela vida do outro”.
Infrações
- 37.273 infrações de avanço de sinal vermelho no Estado, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), foram cometidas de janeiro até agosto deste ano.
- A infração é a terceira mais cometida. O número total representa uma média de 153 motoristas multados por dia por avançar o sinal vermelho.
- A infração mais cometida é dirigir em velocidade superior à máxima em até 20%, com 353.683 multas aplicadas. Em seguida, vem dirigir em velocidade superior à máxima em mais de 20% até 50%, com 66.086 multas aplicadas.
Penalidade
O valor da multa por furar o sinal vermelho é R$ 293,47 e 7 pontos na CNH. É considerada uma infração gravíssima.
Mortes
Até agosto deste ano, 543 pessoas já perderam a vida em acidentes de trânsito no Estado, segundo o governo do Estado, ou seja, mais de duas mortes por dia. Além disso, das 543 mortes, 263, ou seja, 48%, envolveram motociclistas.
Fonte: Detran-ES e Sesp.
Comentários