15 toneladas de lixo hospitalar de Portugal são apreendidos em porto de Recife
Cerca de 15 toneladas do material importado de Portugal chegaram no Porto de Suape
Escute essa reportagem
A Alfândega da Receita Federal apreendeu um contêiner contendo 14,8 toneladas de lixo hospitalar no Porto de Suape, em Ipojuca, no Grande Recife. A carga saiu de Portugal e constava de dispositivos utilizados para administrar as medicações endovenosas, mangueiras e bolsas para sangue, entre outros objetos.
A carga foi declarada pelo importador como “polímeros de cloreto de vinila” mas na verdade se tratava de equipamentos de resíduo hospitalar.
Depois da apreensão a Receita Federal comunicou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do ocorrido e solicitou apoio na verificação da carga. A Anvisa vistoriou as mercadorias e confirmou as suspeitas de lixo hospitalar, cuja importação não é autorizada.
Leia mais:
Leilão da Receita Federal tem iPad e Apple Watch por R$ 1 mil
Operação contra pirataria apreende R$ 200 mil em mercadorias em Vila Velha
A mercadoria ficará apreendida pela Receita Federal no Porto de Suape, até que o importador seja intimado para providenciar a devolução da mercadoria ao exterior, como obriga a lei.
A delegada da Alfândega do Recife relembrou de um caso semelhante m 2011, quando um importador recebeu alguns contêineres com lençóis hospitalares usados. Outro aconteceu em 2021, durante a pandemia.
Leia mais:
Receita Federal passa a aceitar quitação de dívidas com cartão de crédito
Presos capixabas que trabalhavam para maior traficante do planeta
Comentários