Roteiro para curtir o feriadão em Vitória
Belas paisagens, lazer em família, badalação, viagem pela história e prática de atividades físicas. Tudo pode ser aproveitado na capital
Escute essa reportagem
Tem feriadão chegando, e o destino da vez é a capital do Espírito Santo. Cidade Sol, Ilha do Mel, Cidade Presépio, Vix e até, em um diminutivo afetuoso, Vitorinha, apesar da grandeza que ela tem em atributos.
Belas paisagens, lazer em família, badalação, prática de atividade física, viagem pela história… Tudo isso Vitória tem a oferecer a quem quer aproveitar os dias do feriado de Carnaval para fazer muito mais do que apenas cair na folia.
O Calçadão de Camburi é um dos principais cartões-postais da cidade. No local, concentram-se pessoas de vários perfis e idades, seja para correr, andar de bicicleta, caminhar ou simplesmente tomar água de coco e apreciar a beleza do mar.
Aproveitar o mar e um dia de praia é, inclusive, item praticamente obrigatório no roteiro do passeio por Vitória. Além de Camburi, vale visitar as praias da Guarderia, da Curva da Jurema, da Ilha do Boi e das Castanheiras.
Ao longo da orla, há diversos bares, restaurantes e quiosques, onde é possível se divertir e apreciar a culinária capixaba em um cenário privilegiado. Outro lugar para se fazer isso é a Ilha das Caieiras.
Por falar em culinária capixaba, uma dica para os apaixonados pela tradicional moqueca é o passeio pelo Galpão das Paneleiras, em Goiabeiras, para ver como é feita a produção da panela de barro.
Os visitantes, mais do que poderem comprar o utensílio, escolhendo entre uma variedade de tamanhos, têm a possibilidade de fazer a própria panela, basta negociar com a paneleira que se dispuser a oferecer a oficina.
O local fica aberto a visitação de segunda a sábado, das 8h às 18 horas, e, no domingo, das 8h às 17 horas. A entrada é gratuita.
O Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, é um dos principais points da badalação na cidade, com bares e casas de show. A Rua da Lama, em Jardim da Penha, também merece ser incluída no roteiro de quem busca curtição.
Para quem gosta de uma “vibe de conexão” com a natureza, vale visitar os mirantes do Parque Estadual da Fonte Grande, na rodovia Serafim Derenzi, de onde é possível contemplar a Mata Atlântica e a baía de Vitória. O parque fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17 horas, e, em noites de lua cheia, tem horário especial, das 17h às 20 horas, para contemplação.
KR Comunicação*
Diversão para famílias no Projeto Tamar
Uma atração para todas as idades em Vitória é o Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar, no Parque Municipal Ilha do Papagaio, na Praça do Papa.
No local, são realizadas atividades de educação e sensibilização ambiental com crianças e adultos, que percorrem espaços temáticos e museu. Há também um mirante com vista panorâmica para pontos turísticos da região metropolitana. O Tamar Vitória funciona de quarta a domingo, das 10h às 17 horas. A entrada custa R$ 30 (inteira).
Em breve, serão abertas as inscrições para a Rota da Tartaruga, uma visita guiada que começa no Tamar e se encerra dentro da ArcelorMittal Tubarão. Essa rota, gratuita, é feita em dias e horários específicos e tem o objetivo de conscientizar sobre a preservação das tartarugas-verdes, uma espécie ameaçada de extinção que é encontrada no Canal de Retorno da Água do Mar da empresa produtora de aço.
Parques e feiras ao ar livre
Não é à toa que Vitória se destaca pela qualidade de vida. A cidade, que é a capital com o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, é rica em áreas verdes, parques e feiras ao ar livre. Visitar esse destino é estar em contato com a natureza.
O Parque da Pedra da Cebola, entre Mata da Praia e Jardim da Penha, o Parque Moscoso, no Centro, e o Parque Barão de Monjardim, com acessos por Santa Cecília, Lourdes e Santos Dumont, por exemplo, são ótimas opções de lazer e relaxamento.
Eles abrem diariamente, das 5 às 22h. Às segundas-feiras, ficam fechados para manutenção entre 9h e 17h. Nas feiras ao ar livre, como a de Jardim da Penha, na Praça Regina Frigeri Furno, e a da Praça dos Namorados, na Praia do Canto, é possível, nos fins de semana, saborear delícias diversas e adquirir artesanatos locais.
Passeio de barco ao redor da Ilha
Em uma experiência que dura de três a cinco horas, é possível contornar, de lancha, toda a ilha de Vitória, apreciando pontos turísticos, belas paisagens, praias privadas e o maior manguezal urbano da América Latina.
O passeio é oferecido pela agência Capitão Grillo e custa a partir de R$ 129. Os agendamentos são feitos de segunda a domingo. O embarque é feito no Píer dos Pescadores, na Praia do Suá, às 8 horas.
Dependendo das condições de navegação, há possibilidade de contemplar a ilha de tarde de barco. Mais informações pelos telefones (27) 99833-5447/ (27) 98826-2612.
Comentários