X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Marataízes: Turismo, natureza e cultura na cidade conhecida como “Pérola do Sul”

Praias, lagoas, falésias e riquezas culturais fazem visitantes se encantarem por Marataízes, cidade do Sul do Espírito Santo


Ouvir

Escute essa reportagem

Praias, lagoas, falésias, boa gastronomia e muita história. Tudo isso pode ser apreciado em Marataízes, cidade do Espírito Santo chamada também de “Pérola  Sul Capixaba”. 

Com cerca de 40 mil habitantes, o município atrai turistas durante o ano todo, em especial no verão, quando é alta temporada na cidade litorânea. 

“Por Marataízes ser repleta de atrações e ter um povo muito alegre e receptivo, quem conhece sempre volta. E quem não conhece precisa conhecer”, disse a guia de turismo Merlin Fernandes, que, nos meses de janeiro e fevereiro, recebe dezenas de grupos de turistas, aos quais mostra os pontos imperdíveis da cidade. 

O Palácio das Águias, que hoje funciona como Biblioteca Municipal, as ruínas do Trapiche, antigo armazém de alimentos que abastecia a cidade, e a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, com vitrais vindos de Portugal, estão entre as atrações históricas que encantam os turistas. 

“Marataízes tem 10 praias principais, entre as centrais e as do interior do município. A Praia das Falésias, por exemplo, é cercada por paredões em tons amarronzados e possui águas calmas e um pôr do sol espetacular. Tem também 13 lagoas, dentre as quais a mais famosa é a Lagoa do Siri, com uma estrutura de bares e restaurantes que atrai turistas ao longo do ano”, disse Merlin.

Imagem ilustrativa da imagem Marataízes: Turismo, natureza e cultura na cidade conhecida como “Pérola do Sul”
O casal Lauro Guedes, 26, e Amanda Reis, 26. |  Foto: Divulgação

O empresário Lauro Guedes, 26, e a turismóloga Amanda Reis, 26, de São Paulo, visitaram Marataízes e se encantaram.

“Temos uma startup de turismo e estamos desenvolvendo com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) um projeto para divulgar a cidade, de forma que ela se torne mais conhecida pelos capixabas e por turistas de todo o Brasil”, contou ele.

Todos esses atrativos podem ser vistos a bordo da Jardineira Pérola, um ônibus disponibilizado pela prefeitura no qual as pessoas podem fazer um tour gratuito pela cidade, apreciando as belezas e aprendendo sobre a história local. O passeio em si já é uma atração, com o monitor de turismo Luciano Rodovalho, que se fantasia de leão e garante animação em todo o trajeto. 

A secretária de Turismo de Marataízes, Sara Mezini, destacou que a iniciativa, que começou em janeiro deste ano e deve ser mantida permanentemente, faz parte de uma série de investimentos que o município está fazendo para fortalecer o setor. 

“Entendemos que o turismo tem papel fundamental na economia da cidade. Marataízes é apreciada pelos visitantes graças às   riquezas naturais e culturais que possui, bem como pela culinária típica da cidade. Para fortalecer o segmento, temos investido em infraestrutura, capacitação do trade de turismo e divulgação do município em outros estados”, citou a secretária.

Leia mais:

Sítios, chácaras e pousadas na floresta em Marechal Floriano

Festa, cultura e lazer na cidade das orquídeas no ES

Abacaxi faz a cidade ganhar fama dentro e fora do Estado

Se esta fosse uma questão de prova, capixaba raiz de verdade acertaria. De onde vem o abacaxi “doce, doce, doce, que parece que tem mel”? Quem se lembra do som dos caminhões que vendem a fruta do sul ao norte do Espírito Santo e também fora do estado responde sem duvidar: de Marataízes. 

Não é à toa que o abacaxi faz a cidade ganhar fama. O município possui centenas de produtores e milhares de hectares de plantação da fruta, que sai de Marataízes para ser vendida Brasil afora. 

Um desses produtores é George de Almeida Marvilla, que há 23 anos trabalha com cultivo de abacaxi. “Comecei com 10 anos, trabalhando na roça com o meu pai, e, hoje, tenho minha própria plantação”, contou.

Por ano, George chega a colher 40 mil unidades da fruta. Na propriedade dele, elas são vendidas para comerciantes que revendem o “abacaxi de Marataízes” nas cidades capixabas e em estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Questionado sobre o porquê de o abacaxi produzido no município ser tão doce, o produtor explicou.

“Os mais antigos dizem que é por causa  da terra daqui. Outro motivo é que cultivamos o abacaxi pérola, que tem mesmo essa característica”, revelou.

Além do famoso abacaxi, Marataízes também concentra produtores de mandioca, cana-de-açúcar e pitaya. 

Imagem ilustrativa da imagem Marataízes: Turismo, natureza e cultura na cidade conhecida como “Pérola do Sul”
Merlin Fernandes |  Foto: Divulgação

Rota para estimular o agroturismo

O Sebrae-ES e a Prefeitura de Marataízes estão trabalhando em parceria para lançar uma rota que vai promover o turismo rural na cidade. A expectativa é que, já no próximo verão, novas opções de passeios sejam oferecidas aos visitantes.

“Precisamos sensibilizar os empreendedores locais, para que eles entendam que é possível gerar renda com o agroturismo. Estamos promovendo o encadeamento produtivo em torno da rota para estruturar e profissionalizar o que já existe”, disse Thiago Costa, consultor do Sebrae.

Os setores de Turismo, Agricultura, Desenvolvimento e Artesanato estão juntos nesse processo. 

OPINIÃO

"Por Marataízes ser repleta de atrações turísticas e ter um povo muito alegre e receptivo, quem conhece a cidade sempre volta. E quem não conhece ainda precisa conhecer!", Merlin Fernandes, guia de turismo que promove passeios em  Marataízes.

Leia mais:

Diversão e aventura em circuitos de agroturismo em Cariacica

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: