Iconha: aventura em trilhas e cachoeiras
Município oferece paisagens naturais e diversidade de opções de lazer
Escute essa reportagem
Passear por Iconha, no Sul do Espírito Santo, é curtir diversão em família e se também se aventurar no meio da natureza. No município, existem cachoeiras e trilhas que proporcionam vivências especiais em cenários encantadores.
O circuito Acqua, por exemplo, é um dos roteiros turísticos de Iconha. São diversas cachoeiras e poços de águas cristalinas.
Leia mais sobre Caçadores de Destinos
Na comunidade de Cachoeira do Meio, na zona rural de Iconha, dá para se acomodar na beira de poços naturais, tomar banho e ainda fazer churrasco. Principalmente no verão, turistas e moradores movimentam a região.
O guia de turismo Simão Mardegan é morador de Iconha e conhece todos os atrativos que agradam aos visitantes. Entre as cachoeiras, ele cita a de Salto Grande, na comunidade de Monte Belo, a seis quilômetros do Centro; a de Venezuela, na comunidade homônima, a 14 quilômetros da cidade; e a de São Caetano, na localidade de mesmo nome, distante 16 quilômetros da sede.
“As condições geográficas e climáticas de Iconha também são excelentes para o voo livre, proporcionando vistas espetaculares das montanhas e vales da região. Iconha tem muito potencial turístico. Ela só precisa ser mais vista e reconhecida dessa forma pelas pessoas. Acredito que o esforço do poder público e dos empreendedores locais é fundamental para isso”, comentou.
Para quem gosta de trilha há diversas opções. Uma delas, em especial, leva a uma vida espetacular da cidade e dos municípios vizinhos. Na comunidade de Tocaia, começa a aventura que leva até o Cruzeiro da Serra de Tapuio, a cerca de 500 metros de altura.
Para chegar até lá, são três quilômetros no meio da mata, uma caminhada que dura mais ou menos uma hora. Os dez minutinhos finais são os mais difíceis do trajeto, com mais obstáculos, mas a paisagem que se contempla na chegada compensa. E, lá no alto, dá para fazer piquenique e até pendurar uma rede. Tem gente que até acampa lá em cima.
“Outras opções de trilhas em Iconha são na serra de Nova Esperança, na comunidade de mesmo nome, e na serra de Crubixá, na comunidade de Córrego do Lopes”, citou o guia Simão Mardegan, que leva diversos turistas para fazê-las.
Artes e delícias na Feira da Agricultura Familiar
O turismo em Iconha está se desenvolvendo a partir das vocações econômicas do município, como a agricultura. Quem visita a cidade às quintas-feiras precisa conhecer a Feira da Agricultura Familiar, realizada das 7h às 13 horas, na praça que fica no Centro. Semanalmente, 15 expositores comercializam no local frutas, verduras e legumes, além de artesanatos diversos e várias delícias feitas por eles.
Há mais de 20 anos, o produtor rural Luiz Cláudio Marcarini participa da feira, vendendo queijos, bolos, pães caseiros e pizzas, entre outras iguarias. “Vivo em Iconha desde que nasci, e minha família sempre sobreviveu da agricultura. Vendo o que cultivo na minha propriedade, por isso a diversidade de produtos varia conforme a época. O queijo é feito com o leite das vacas que eu crio”.
Chocolate genuinamente iconhense
Em direção ao centro de Iconha, a Chocolates Espírito Santo é parada obrigatória para quem visita a cidade. No local, os turistas encontram chocolate artesanal genuinamente iconhense: feito em Iconha e com cacau cultivado no próprio município. O empreendimento foi criado há 10 anos. No início, a comercialização dos chocolates era feita em uma loja na fábrica, no sítio dos proprietários, o casal José Manoel Monteiro de Castro e Catarina Bianchi. Há cinco anos, eles abriram a loja no centro da cidade. “Hoje, produzimos 11 tipos de chocolate e mais de 100 produtos derivados deles”, disse José Manoel. Entre os queridinhos do público, estão o “Brasileirinho”, uma mistura de chocolate com banana, e o chocolate com café. A Chocolates Espírito Santo funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h. Contato: (28) 99942-3024.
Comentários