X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Capital do turismo e da qualidade de vida

Vitória chega aos 472 anos se destacando no cenário nacional com bons índices na saúde, educação, limpeza pública e no turismo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Capital do turismo e da qualidade de vida
Orla de camburi é um dos pontos mais visitados na cidade para momentos de lazer ou atividades esportivas |  Foto: Arquivo PMV

“Cidade Sol, com o céu sempre azul. Tu és um sonho de luz norte a sul”. Esse trecho do hino criado pelo compositor Pedro Caetano descreve um lugar apreciado pelos capixabas e por tantos turistas do Brasil e do mundo. Vitória acaba de completar 472 anos e tem muito a comemorar!

Diversos atributos fazem da cidade um bom lugar para viver, trabalhar e visitar. A capital é avaliada com nota A no Mapa do Turismo do Ministério do Turismo, tem a melhor saúde pública do Brasil e está em primeiro lugar entre as capitais no quesito educação do Ranking Connected Smart Cities. Também foi considerada a terceira cidade mais limpa do País, em levantamento feito pelo Instituto Veritá.

Por essas e outras qualidades, Vitória pode ser chamada, sem erro, de capital do turismo e da qualidade de vida.

“Nossa cidade é acolhedora e, ao mesmo tempo, empreendedora, gerando emprego, renda, dignidade e oportunidades”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Pazolini destacou que o município vem recebendo investimentos que elevam a autoestima da população local e contribuem para torná-lo cada vez mais atrativo para os visitantes.

“O Mercado da Capixaba está com mais de 50% das obras concluídas. Vamos inaugurá-lo no ano que vem, marcando a virada de chave do centro de Vitória. Temos também a restauração do Viaduto Caramuru e do Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane). Todas essas obras, somadas às iniciativas de promover a cultura, valorizam a nossa cidade”, comentou.

O secretário municipal de Cultura, Edu Henning, disse que o município tem se esforçado no sentido de dar vez e voz às comunidades, promovendo uma cultura democrática.

“Podemos dizer que Vitória é um celeiro de talentos. A secretaria tem trabalhado na execução de inúmeros projetos e obras artísticas que beneficiam centenas de artistas locais, dentre músicos, bandas, atores, pintores e expositores, além de dezenas de pequenos espaços culturais voltados à arte”, afirmou.

Da panela de barro à Catedral

Falar dos atrativos de Vitória é cometer o pecado de deixar muitos deles de fora. Parques, praias, espaços culturais e de lazer. Opções não faltam para quem quer se divertir na cidade.

Alguns deles, entretanto, são ícones do município. Um exemplo é o galpão da Associação das Paneleiras de Goiabeiras, onde são feitas as tradicionais panelas de barro, usadas para produzir a famosa moqueca capixaba.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu, inclusive, que o ofício das paneleiras é um bem de todo o povo brasileiro.

O calçadão da orla de Camburi é uma das paisagens mais simbólicas da cidade. Por lá, Vitória pulsa com intensidade, com pessoas se exercitando e curtindo momentos de lazer, com opções de quiosques, bares e restaurantes que servem a tradicional moqueca e diversos outros pratos.

No Centro, não faltam monumentos para apreciar. A Catedral Metropolitana é um deles. O templo possui lindos vitrais que narram cenas bíblicas nas paredes.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: