X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Vídeo: Carro capota a 140 km/h em competição em SC, rodopia no ar e piloto sai do veículo andando


Ouvir

Escute essa reportagem

Um acidente impressionante chocou o público durante a primeira etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo de 2025, em Joaçaba, Santa Catarina, no sábado, 8. O carro em que estava o piloto amador Cristiano Possobon, de 38 anos, capotou logo na primeira curva do circuito. O veículo, que estava a 140 km/h, girou no ar diversas vezes, mas o piloto não sofreu nenhum ferimento.

Um vídeo da competição registrou o exato momento em que o carro perde o controle e atinge a lateral da pista. Ao Estadão, Cristiano relatou que tinha feito uma largada ruim e tentou recuperar a primeira colocação na curva, mas o carro “apontou antes do esperado”. Experiente, o piloto tentou corrigir a manobra no volante, mas foi tarde demais.

“Quando eu percebi que ia capotar, eu simplesmente me firmei com os pés e as mãos e esperei o carro parar de girar. Mantive a calma, desliguei a chave geral do carro e aguardei o resgate chegar. Fiquei totalmente consciente e lúcido em todo momento”, detalhou.

Apesar da gravidade, Cristiano relata que havia seguido todos os protocolos de segurança e não teve ferimentos. “Não tive nenhuma sequela, apenas dores no corpo devido ao cinto de segurança e banco estarem bem apertados, justamente para não ter riscos maiores”.

O carro, no entanto, ficou destruído. Cristiano procura novos patrocinadores para voltar a competir e terminar o circuito de 2025. “Automobilismo é o que me dá alegria e emoção na vida”. O acidente não foi o primeiro sofrido pelo piloto amador, que compete no automobilismo desde 2011.

“Este tipo de acidente é comum. Como os carros são rápidos e, por ser uma pista de terra, qualquer erro ou ação mal controlada pode ocasionar essas saídas de pista ou capotamentos”, completou.

O Autódromo Cavalo de Aço, em Joaçaba, tem uma das pistas de terra com maior velocidade média do País, cerca de 110km/h. “Qualquer escapada de pista pode ocasionar um acidente de grandes proporções”. Cristiano reforça que a pista recebe manutenções regulares e os pilotos precisam seguir protocolos rígidos de segurança.

Leia também:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: