X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Temporal deixa 666 mil imóveis sem luz na região metropolitana


Ouvir

Escute essa reportagem

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção no início da tarde desta sexta-feira, 20, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura. As chuvas vieram acompanhadas por forte ventania. O trânsito também ficou congestionado por causa do temporal e 666 mil imóveis na região metropolitana - 469 só na capital - tiveram a energia elétrica interrompida, conforme a Enel - 147mil seguiam sem o serviço até as 19 horas de ontem.

Em nota, a distribuidora disse que as pancadas de chuva e o vento de até 80 km/h afetaram o fornecimento de energia para alguns clientes, principalmente das regiões leste e norte. Bairros como Lausanne Paulista e Horto (zona norte), Perdizes, Pompeia e Butantã (todos na zona oeste) também registraram pontos de queda de energia elétrica. Houve 111 quedas de árvores.

"Acionamos antecipadamente o plano de operação, com mobilização adicional das equipes em campo que seguem trabalhando para restabelecer a energia o mais brevemente possível para os clientes", completou a empresa no início da noite, em nota.

O que aconteceu?

Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura (CGE), as áreas de instabilidade se formaram por causa da aproximação de uma frente fria que, depois de causar fortes chuvas no início da tarde, vão "continuar influenciando as condições do tempo na capital paulista".

De acordo com o CGE, imagens do radar meteorológico já indicavam chuva forte em toda a zona norte e na zona leste de São Paulo, com potencial para queda de granizo na regiões das Subprefeituras de Itaquera, Aricanduva/Formosa, Vila Prudente e Ermelino Matarazzo, todas na zona leste. "Na zona sul, também são observadas chuvas moderadas principalmente em Capela do Socorro e Parelheiros". Houve ainda o extravasamento dos Córregos Franquinho e Rio Verde, na área das Subprefeituras de Penha e Itaquera.

As chuvas também trouxeram impactos no trânsito. No período da tarde, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 868 quilômetros de congestionamento na cidade. A região mais crítica era a zona norte, com 218 quilômetros de lentidão, seguida por zona oeste (201 quilômetros), leste (194 quilômetros) e centro (55 quilômetros). Em Congonhas, três voos precisaram ser deslocados para outros aeroportos, conforme a concessionária Aena.

A Defesa Civil do Estado também disse que um temporal provocou quedas de várias árvores em Várzea Paulista, na tarde desta sexta-feira. O caso mais grave foi na Avenida das Lélias, no Jardim Bahia, onde uma árvore caiu sobre fiação energizada. A Defesa Civil interditou a via e acionou equipes da companhia CPFL.

Para o Natal

As precipitações devem ser mais intensas também hoje, assim como na quarta-feira, dia de Natal. Com isso, as temperaturas devem ficar mais amenas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: