X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Por que a data da Páscoa muda todos os anos?


Ouvir

Escute essa reportagem

Celebrada este ano no próximo dia 20, a Páscoa não tem uma data fixa, embora seja sempre em um domingo - e geralmente de abril. A cada ano o dia varia conforme uma fórmula adotada pela Igreja Católica em 325. A partir da Páscoa são definidas outras duas datas também variáveis: do Carnaval e de Corpus Christi, mais uma celebração cristã.

No ano 325, no concílio de Nicea, a Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa seria sempre comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de outono no Brasil e em todo o hemisfério sul e da primavera no hemisfério norte (em 20 ou 21 de março). Esse domingo pode cair entre 22 de março e 25 de abril.

Leia também:

Imagem ilustrativa da imagem Por que a data da Páscoa muda todos os anos?
Chocolates e ovos de Páscoa em supermercados. Foto: Estadão)

Equinócio é o dia em que o sol passa exatamente sobre a linha imaginária do Equador, então os raios solares se distribuem igualmente tanto no hemisfério sul como no norte. Na prática, são os dois dias do ano em que o dia e a noite têm a mesma duração.

Isso acontece no primeiro dia da primavera e no primeiro dia do outono. O início do verão tem o dia mais longo do ano (e a noite mais curta) e o primeiro dia do inverno, a noite mais longa e o dia mais curto.

Os dois fatores que determinam a data da Páscoa mudam com frequência. Por isso, a data também muda. O equinócio de março (inverno no Brasil e verão no hemisfério norte) pode acontecer em 19, 20 ou 21 de março, dependendo do ano e do lugar da Terra em que a pessoa esteja.

O equinócio ocorreria no mesmo dia, todos os anos, se a Terra demorasse exatamente 365 dias para dar uma volta completa ao redor do Sol. Mas não é o caso: a Terra demora cerca de 365,25 dias para dar essa volta completa. Por isso, a cada quatro anos, o calendário tem um dia extra, 29 de fevereiro.

Imagem ilustrativa da imagem Por que a data da Páscoa muda todos os anos?
Lua cheia em Brasília: Páscoa é celebrada sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio de março. Foto: Wilton Junior/Estadão

Cada equinócio de março acontece aproximadamente seis horas depois do mesmo equinócio do ano anterior. É por isso que a data do equinócio pode mudar de ano para ano.

Já as fases da lua se repetem a cada 29 dias e meio – como os meses têm 28, 29, 30 ou 31 dias, as fases da lua também mudam de período todo mês. Dessa forma, o primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio de março é tão variável.

Depois de determinada a Páscoa, a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes, e Corpus Christi, exatamente 60 dias depois.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: