X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

PM encontra recipientes de material radioativo furtado e prende três suspeitos

Dispositivos foram localizados em um comércio de ferro-velho


Ouvir

Escute essa reportagem

A Polícia Militar de São Paulo encontrou, no último sábado, 6, cinco cilindros que estavam sendo usados para armazenar o material radiativo que estava em um veículo furtado no último domingo, 30. Os dispositivos foram localizados em um comércio de ferro-velho, na zona leste da capital, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP).

Ainda segundo a pasta, três homens, de 21, 25 e 53 anos, foram presos por porte de material nuclear e receptação. O caso foi registrado no 53º DP (Parque do Carmo).

Conforme a Secretaria, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) informou que quatro cilindros tinham geradores de 99Mo/99Tc (radiofármaco usado na Medicina), mas não apresentavam riscos porque já tinham sido utilizados. O quinto cilindro foi localizado, mas sem o gerador 68Ge/68Ga (Germânio-Gálio), que estaria dentro do recipiente.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear informou que o material seria utilizado para um único exame de cintilografia e que seu volume era "muito pequeno". "O CNEN informou ainda que o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) está finalizando um relatório sobre as taxas de radiação, em caso de manipulação, e adiantou que o resultado não é preocupante", disse a SSP, em nota.

Na manhã do último sábado, a Comissão Nacional de Energia Nuclear realizou uma operação para monitorar a radiação no Jardim Iguatemi, também na zona leste. No local, foi uma encontrada uma embalagem para armazenar geradores de 99Mo/99Tc já exauridos (já utilizados), conforme mostrou o Estadão. A CNEN detectou risco de contaminação e liberou a área após 13 horas de interdição.

"De acordo com a equipe técnica da CNEN, o nível de radiação detectado no local foi considerado seguro, proveniente da radiação ambiente, que é a radiação natural, e não oferece risco algum para a população do entorno, liberado por volta das 9h30", informou a entidade. "A embalagem continha blindagem de gerador de 99Mo/99mTc exaurido (já utilizado), que, no entanto, não foi encontrada", completou.

Entenda o caso

O carro furtado, uma Saveiro de placa RFI873, pertencia a uma empresa de equipamentos médicos e armazenava uma carga de materiais radioativos que foram coletados no Rio e que seriam entregues no Paraná e em Santa Catarina, segundo a Secretaria da Segurança Pública.

O veículo é da empresa Medical Ald. "A referida empresa, que possui Supervisor de Proteção Radiológica em Transporte e Plano de Proteção Radiológica para Transporte aprovado pela CNEN, estava à serviço da R2Pharma - Radiofarmácia Centralizada LTDA", informou a CNEN.

No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo estavam sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante. A CNEN pediu que, se alguém encontrar o material, entre em contato e informe a polícia. Os telefones indicados são o (21) 98368-0734 e (21) 98368-0763.

Risco radiológico é 'muito baixo', diz diretor de órgão governamental

O veículo furtado na zona leste transportava uma fonte geradora de Germânio/Gálio (68Ge/68Ga) rumo às cidades de Curitiba (PR) e Blumenau (SC) para uso médico, segundo a CNEN.

O material representa "risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente", afirmou, em nota, Alessandro Facure, diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN. (Colaboraram Ítalo Lo Re e Marcio Dolzan)

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: