X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Perícia encontra fungos e ovos de parasita em molho de tomate

Análise envolveu lotes diferentes, segundo informa a polícia


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Perícia encontra fungos e ovos de parasita em molho de tomate
A perícia considerou produtos de lotes diversos e adquiridos em mercados diferentes. "Todos eles têm exatamente a mesma análise para os fungos e os ovos de parasita que foram encontrados", disse a delegada Jeiselaure de Souza, da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão, cidade da região metropolitana de Porto Alegre |  Foto: Canva

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) identificou a presença de fungos e ovos de parasita em amostras de molho de tomate da marca Fugini. Os produtos foram recolhidos no município de Viamão, Rio Grande do Sul (RS).

A venda e distribuição dos produtos da marca chegaram a ser suspensas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas a decisão foi suspensa em abril. A Polícia Civil do RS investiga a Fugini por suspeita de crime contra as relações de consumo. 

Leia mais:

Ministério da Agricultura manda recolher feijão impróprio para consumo

Aposentado vai ter cartão do INSS para descontos em shows e viagem

Ainda em abril, em um comunicado, a empresa assumiu o uso de ingredientes vencidos na produção de maionese, sendo feito o recall dos itens. 

A perícia considerou produtos de lotes diversos e adquiridos em mercados diferentes. "Todos eles têm exatamente a mesma análise para os fungos e os ovos de parasita que foram encontrados", disse ao site Estado de Minas, a delegada Jeiselaure de Souza, da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão, cidade da região metropolitana de Porto Alegre.

A contaminação torna o produto impróprio para consumo humano porque alimentos com fungos estão associados a toxinas prejudiciais à saúde, avaliou a perícia em laudo enviado nesta quarta-feira (17) às autoridades.

Em nota ao site Estado de Minas, a Fugini informou que está deixando de usar conservantes artificiais em seus produtos e alguns ingredientes. Segundo a empresa, esse processo, associado à falta de conhecimento da população, está provocando "rumores infundados" entre consumidores. Ainda de acordo com a companhia, o processo dela é automatizado e o índice de ocorrências é de três em cada milhão.

Imagem ilustrativa da imagem Perícia encontra fungos e ovos de parasita em molho de tomate
A contaminação torna o produto impróprio para consumo humano porque alimentos com fungos estão associados a toxinas prejudiciais à saúde |  Foto: Reprodução

"Isso não significa, de forma alguma, que o produto tenha um problema de qualidade, mas sim que ele está passando por um processo de oxidação ou decomposição natural, assim como pode acontecer com as frutas, o ovo ou o pão, por exemplo. Esse fato também pode ocorrer pelo armazenamento por período incorreto na geladeira", afirmou a Fugini, em nota à reportagem.

Leia mais:

Homem vai à polícia fazer denúncia e acaba preso no Sul do ES

INSS antecipa consulta ao 13º salário. Saiba como fazer

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: