X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Neuralink: paciente com o implante cerebral de Musk joga Mario Kart com o poder da mente


Ouvir

Escute essa reportagem

A Neuralink, startup de implantes cerebrais de Elon Musk, divulgou um vídeo que mostra seu primeiro paciente humano, Nolan Arbaugh, jogando Mario Kart com o poder da mente.

O vídeo, publicado no perfil de Arbaugh na rede social X, mostra o homem tetraplégico sentado à frente da TV, ao lado de seu pai, enquanto disputa partidas do jogo, controlando o personagem à direita, sem as mãos e com a força da mente, segundo a startup.

Não há detalhes sobre como o processo foi feito e nem como a Neuralink foi capaz de configurar o implante para controlar o jogo de Nintendo Switch. A cena só pode ser vista de dois ângulos fixos, nos minutos 18:07 e, depois, e, 20:35, aqui.

O material em vídeo, de aproximadamente 1h de duração, é uma apresentação da Neuralink com plateia no qual Bliss Chapman, líder de software da interface cerebral da startup e um dos responsáveis pelo implante, conversa com Arbaugh sobre sua experiência com o dispositivo.

A Neuralink também trouxe algumas estatísticas do uso do implante cerebral durante 12 sessões, com duração de oito horas por dia e cinco dias por semanas. Durante esse período, segundo a companhia, Arbaugh foi capaz de realizar aproximadamente 111 mil cliques do botão esquerdo do mouse e movimentar o cursor por 16,3 quilômetros.

O implante de Arbaugh é capaz de detectar os sinais cerebrais e convertê-los em comandos remotos baseados em Bluetooth que podem ser usados para fazer interface com um dispositivo eletrônico, de acordo com a empresa.

Arbaugh, um homem de 29 anos que ficou tetraplégico após sofrer um acidente em 2018 que o paralisou dos ombros para baixo, recentemente apareceu em vídeo jogando xadrez e dizendo ter jogado Civilization VI por horas seguidas, usando apenas o implante cerebral.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: