X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Marina: estamos concluindo atualização da estratégia de mitigação da mudança do clima


Ouvir

Escute essa reportagem

Às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, a ministra Marina Silva, titular da pasta no Executivo federal, fez um pronunciamento em rede nacional nesta terça-feira, 4.

Destacando os efeitos da mudança climática no País e no mundo, a ministra afirmou que o governo tem trabalhado para a atualização da estratégia de mitigação e adaptação da mudança do clima, além da criação de um plano nacional para enfrentamento da "emergência climática", focado principalmente nos municípios e áreas de maior risco no País.

"O plano vai estruturar a capacidade do governo para lidar com o pré-desastre, fortalecendo ações de análises de risco, prevenção e preparação", afirmou Marina.

A ministra também afirmou que os eventos climáticos extremos, como as chuvas no Sul, "ilustram bem a relação entre o equilíbrio ambiental e as nossas vidas", destacando que as catástrofes atingem principalmente as pessoas mais pobres. "Esse ciclo não pode continuar, a situação atual exige não só consciência, mas ação imediata", disse. "O mundo está vivenciado os gravíssimos efeitos dos eventos climáticos extremos."

Marina afirmou que, no Brasil, o aumento da temperatura e dos eventos climáticos extremos "anunciam dias difíceis", com uma incidência maior de deslizamentos, inundações, secas e processos de desertificação. "Proteger o meio ambiente e salvar vidas", destacou como solução para o cenário.

No pronunciamento, Marina também criticou o "negacionismo" e de quem duvida da relação entre a ação do homem e a reação da natureza, "que por alguns anos atrasou a adoção de medidas urgentes, desrespeitou regras, instituições e servidores ambientais, e nos impôs um tempo perdido". Ela pontuou que na atual gestão, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o tema vem sendo "fortalecido e tratado por todos os setores e áreas do governo".

"O presidente Lula estabeleceu o compromisso de desmatamento zero em todos os biomas brasileiros", destacou a ministra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: