X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Lula pede reunião com Vale sobre Mariana e Brumadinho: 'Exigir que pague prejuízos'

"Até hoje, a Vale não pagou os direitos dos povos pobres. Até hoje", comentou


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Lula pede reunião com Vale sobre Mariana e Brumadinho: 'Exigir que pague prejuízos'
"Até hoje, a Vale não pagou os direitos dos povos pobres. Até hoje", comentou. |  Foto: © Divulgação/Canva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a cobrar a mineradora Vale reparações pela ruptura de barragens localizadas nas cidades mineiras de Mariana e Brumadinho. O chefe do Executivo disse ter pedido ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, para chamar a empresa na próxima semana e "exigir que pague os prejuízos" às populações atingidas pelas tragédias.

"Nesse país, as pessoas têm muita facilidade de esquecer de pobre. Vocês viram o que aconteceu em Minas Gerais, em Brumadinho, com a barragem que quebrou da Vale. Quantas pessoas morreram, quantas casas foram destruídas", disse Lula nesta terça-feira, 2, em evento de anúncio de investimentos do governo federal ao Estado de Pernambuco. "Vocês viram o que aconteceu em Mariana, com outra barragem da Vale", emendou o presidente.

"Até hoje, a Vale não pagou os direitos dos povos pobres. Até hoje", comentou. "Temos que chamar a Vale e exigir que ela pague o prejuízo que as pessoas tiveram", disse. "Não é possível que só sobre desgraça nas nossas costas."

Na semana passada, o petista afirmou estar "predisposto" a negociar com a mineradora a "dívida com o povo" e acusou a empresa de estar "enrolando" a população de Mariana e de Brumadinho. "A Vale, vamos ser francos, está enrolando o povo de Mariana e Brumadinho. Faz sete anos", disse na sexta-feira, 28, em entrevista à Rádio FM O Tempo, em Minas Gerais.

A tragédia de Mariana ocorreu em 5 de novembro de 2015, e a de Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019. Os desastres estão entre as maiores tragédias ambientais do Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: